Quem frequenta academia já deve ter ouvido falar em hipertrofia, mas muita gente não sabe o que significa. Algumas pessoas com quem conversei entendem que fazer um treino de hipertrofia significa ficar grande, ficar forte, mas será que é isso mesmo? Afinal o que é hipertrofia?

Trocando em miúdos hipertrofia é o aumento do volume e do peso das células de um determinado tecido. Apesar desse termo ser geralmente relacionado ao músculo, a hipertrofia também ocorre em outros tecidos de forma fisiológica (saudável) ou patológica (no caso de algumas doenças).

O que nos interessa aqui é a hipertrofia muscular e como ela ocorre.`
Durante a adolescência a hipertrofia muscular ocorre naturalmente estimulada pelo
aumento na produção hormonal e termina com o fim da puberdade, mas o músculo pode crescer ainda mais se for estimulado. Uma maneira saudável de promover essa estimulação é através dos exercícios de musculação.

hipertrofia

Como a musculação promove a hipertrofia?

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Leia também: Mais peso ou mais repetições? O que é melhor na musculação?

Quando realizamos um treino pesado ocorre ruptura de algumas fibras musculares, são micro traumas que acontecem em função do esforço que não estamos acostumados. O corpo vai reagir à esse estímulo, criando um processo de cicatrização aumentando a síntese de proteínas contráteis, e por consequência o tamanho do músculo.  Isso é um resumo do que ocorre, pois trata-se de um processo muito mais complexo, sendo a hipertrofia resultado de diversos fatores.

Conforme o tecido se torna hipertrofiado ele deixa de responder aos estímulos que está habituado e para ser tornar ainda maior e mais hipertrofiado é necessário que haja a mudança do estímulo. Essa mudança por ser feita através do aumento da sobrecarga, aumento na quantidade de séries, mudança no tipo de exercício e mudança na estratégia do treino.

Nosso corpo tem a necessidade de se manter estável para funcionar corretamente. Sempre que provocamos algum desequilíbrio, conhecido como quebra da homeostase, ele trabalha para reestabelecê-lo e tentar que não ocorra de novo. É assim que temos os ganhos, que melhoramos nosso condicionamento físico, que conseguimos a hipertrofia muscular.

Quantas séries devemos fazer e qual carga utilizar para promover a hipertrofia?

Não existe uma receita de bolo. Há consenso apenas que a quantidade de repetições deve ser pequena e a sobrecarga alta, quantificar essas variável com exatidão, ou afirmar sobre a velocidade de execução do movimento e quantidade de séries é especulação, pois a literatura não nos dá uma resposta definitiva sobre o assunto.

Sabe-se que modificando essas variáveis provavelmente haverá uma resposta diferente, que o estímulo certo promove respostas hormonais positivas relacionadas à hipertrofia muscular. Também sabemos que  desejamos que ocorra a quebra da homeostase que irá agredir as fibras musculares, que por sua vez respoderão de forma positiva, bioquimicamente chamado de anabolismo (crescimento), resultando na hipertrofia.

O uso de suplementos é indicado?

A alimentação é um fator fundamental para ajudar a promover a hipertrofia. Uma dieta rica em proteínas irá ajudar na construção do músculo, enquanto o carboidrato evitará o catabolismo (destruição das células).

O uso de suplementos alimentares pode ajudar nesse processo, quando a alimentação sozinha não for suficiente. Quem irá determinar a necessidade do uso desses suplementos, qual o tipo e a dosagem é o Nutricionista.

É preciso entender que o fator determinante pela hipertrofia é o treino, que se está tendo alguma dificuldade para conseguir resultados satisfatórios de hipertrofia muscular, o problema provavelmente está no seu treino. Ou seja não adianta ter uma alimentação saudável, não adianta gastar os tubos com nutricionista e suplementação se o seu treino não for adequado.

Dicas para obter bons resultados com o treino de hipertrofia

  • Peça para um profissional de Educação Física montar seu treino.
  • Aumente as cargas utilizadas sempre que necessário.
  • Varie periodicamente o treino. Mude a estratégia, os exercícios, as séries e velocidade de execução. Sempre com a orientação de um profissional.
  • Respeite o descanso entre as séries e entre os treinos.
  • Não dispense o aquecimento específico.
  • Não faça alongamentos antes e depois do treino de hipertrofia. Alongar é importante, reserve um outro período para isso.
  • Alimente-se corretamente, não dispense qualquer tipo de nutriente. De preferência consulte um nutricionista.
  • Suplementos nem sempre são necessários. Se pretende tomá-los faça com a orientação de um profissional, o Nutricionista e não seu professor!
  • Não existe mágica, o resultado depende da sua dedicação. Treine, treine e treine, esse é o segredo do sucesso!

Publicado em: 17 abril 2011