Em tempos de treinos super rápidos com 7 ou até 4 minutos, um treino de 30 minutos fica parecendo uma eternidade. A verdade é que até alguns anos atrás celebridades desfilavam seus corpos lindos e atribuíam o resultado ao fato de permanecerem mais de duas horas dentro da academia. Aos pouco esse tempo foi diminuindo.

Não vou discutir nesse texto se treino de 7 ou 4 minutos funcionam ou não, o fato é que se optar por treinos assim, não irá perder tempo para chegar até a academia, né?! Então vamos nos ater ao treino de 30 minutos na musculação, será que ele realmente funciona?

treino de 30 minutos

Treino de 30 minutos pode funcionar muito bem

A resposta já está aí, sim o treino de 30 minutos pode funcionar, mas irá depender de alguns fatores. O primeiro deles é determinar se quem vai treinar é uma pessoa iniciante ou experiente. Isso porque características fundamentais no treino serão diferentes em cada caso, estou falando aqui principalmente sobre a intensidade.

Treino de 30 minutos para iniciantes
Para o iniciante, principalmente se for sedentário, qualquer coisa que for feita, trará algum resultado. E não estou desdenhando de ninguém, isso acontece pois quando partimos do zero, temos muito pela frente para conquistar!

Sendo assim o treino para o iniciante terá como objetivo principal adaptá-lo aos movimentos e aos exercícios, desta forma a intensidade não deve ser alta. O iniciante, principalmente se for sedentário, não deve se sentir desconfortável ao se exercitar. É fundamental que o exercício traga prazer, para que não seja abandonado.

  1. Priorize exercícios monoarticulares;
  2. Prefira as máquinas aos pesos livres;
  3. Treine preferencialmente os grandes grupos musculares;
  4. Alterne o segmento. Por exemplo enquanto descansa de uma série para os braços, realiza uma série para as pernas.
  5. Eleja até 7 exercícios e faça no máximo 3 séries de cada.

Treino de 30 minutos para experientes

Os mais experientes estando em níveis intermediário ou avançado, tem inúmeras possibilidade de manipular o treino para deixá-lo dentros da proposta dos 30 minutos.

Um bom exemplo é aproveitar exercícios que trabalham mais de um grupo muscular como uma das opções do treino, outra forma é usar de estrátégias como o drop set que ajudam a aumentar a intensidade.

  1. Já que o treino será curto, invista no aumento da intensidade;
  2. Prefira exercícios biarticulares;
  3. Fracione o treino em vários dias da semana;
  4. Dependendo da intensidade e da sua disponibilidade, escolha até dois grupos musculares por dia.
  5. Eleja de 5 à 7 exercícios e faça entre 3 e 4 séries de cada.

Independete se vocÊ está começando ou já tem bastante experiência, se tem restrição no tempo para treinar, converse com um profissional de educação física sobre essa necessidade. Certamente ele poderá ajudá-lo a selecionar os melhores exercícios, a melhor estratégia que consiga atenter aos seus objetivos em 30 minutos.