Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Stiff: fazendo certo

Estava conversando com uma colega, super experiente, sobre a correta execução dos movimentos e a dificuldade que temos em fazer com que o aluno mantenha a postura correta em alguns deles. O stiff é um dos mais difíceis, a postura errad nesse exercício além de prejudicar a ação muscular, prejudica também a coluna.

O Stiff é um dos melhores exercícios para trabalhar a musculatura posterior da coxa. Os eretores da espinha também são solicitados. Entretanto também é um dos exercícios que causam maior sobrecarga na coluna. Não é indicado para iniciantes, pois exige um grau de coordenação motora que geralmente não encontramos em que é inexperiente.

O stiff não é um exercício analítico, é funcional, ou seja o movimento executado é igual a movimentos que fazemos cotidianamente. Apesar da alta sobrecarga na coluna é um exercício que deve ser considerado na montagem do treino justamente por fortalecer uma musculatura que pode ser solicitada no dia a dia.

Na conversa com a minha colega falávamos sobre a dificuldade em fazer o aluno entender a diferença entre flexão do tronco e flexão do quadril. No stiff fazemos a flexão do quadril, embora seja comum vermos pessoas fazendo flexão do tronco.

stifferradoErrado

Certo

imagens: Guia de Musculação

4 Comentários

  1. Quero perguntar se este exercício ajuda na postura e se é bom para a coluna, e também queria saber quais são os tipos de exercícios para ajudar na minha postura.

    Obrigado.

    • Oi Renan,

      Esse exercício é para a musculatura posterior da coxa e talvez seja o que mais causa sobrecarga na coluna.
      Um dos principais exercícios para melhorar a postura são os abdominais, além de outros para a parte superior do tronco.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  2. Olá Denise, já vi pessoas executando esse exercício em cima de um step e no solo. Nunca consegui uma explicação concreta sobre isso. Você saberia me explicar se existe alguma diferença em executado num step ou no solo?
    Agradeço

    • Oi Gigi,

      O que você irá ouvir é que em cima do step é mais eficaz pois aumentaria a amplitude do movimento, o que não é verdade, o resultado é o mesmo.
      O step fará diferença apenas quando as anilhas usadas forem muito grandes e encostarem no chão prejudicando o movimento.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>