Estava conversando com uma colega, super experiente, sobre a correta execução dos movimentos e a dificuldade que temos em fazer com que o aluno mantenha a postura correta em alguns deles. O stiff é um dos mais difíceis, a postura errad nesse exercício além de prejudicar a ação muscular, prejudica também a coluna.

O Stiff é um dos melhores exercícios para trabalhar a musculatura posterior da coxa. Os eretores da espinha também são solicitados. Entretanto também é um dos exercícios que causam maior sobrecarga na coluna. Não é indicado para iniciantes, pois exige um grau de coordenação motora que geralmente não encontramos em que é inexperiente.

O stiff não é um exercício analítico, é funcional, ou seja o movimento executado é igual a movimentos que fazemos cotidianamente. Apesar da alta sobrecarga na coluna é um exercício que deve ser considerado na montagem do treino justamente por fortalecer uma musculatura que pode ser solicitada no dia a dia.

Na conversa com a minha colega falávamos sobre a dificuldade em fazer o aluno entender a diferença entre flexão do tronco e flexão do quadril. No stiff fazemos a flexão do quadril, embora seja comum vermos pessoas fazendo flexão do tronco.

stifferradoErrado

Certo

imagens: Guia de Musculação