Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Musculação na adolescência

Adolescentes podem fazer musculação? A resposta pode ser encontrada nas tardes e início das noites nas academias lotadas deles. Sim! Adolescentes podem fazer musculação!

A princípio, todas as pessoas, de qualquer idade, que não tenham restrição médica para a prática de exercícios, podem fazer musculação. Mesmo indivíduos com alguns problemas de saúde e restrições quanto à execução de determinados movimentos podem praticá-la, pois há controle de movimentos, sobrecarga e quantidade de repetições.

Recebo aqui no Fique Informa muitos comentários de adolescentes e até pré-adolescentes, preocupados com a forma física e o ganho de massa muscular. A maioria treina em casa, sem a orientação de um profissional.

Benefícios da musculação para adolescentes

  • Aumento da resistência muscular
  • Diminuição da incidência de lesões relacionadas ao esporte e às atividades de recreação
  • Melhora performance no esporte
  • Melhora a coordenação motora
  • Melhora o controle postural
  • Aumento da densidade óssea
  • Melhora do condicionamento físico
  • Melhora da composição corporal

Por que o adolescente demora a ganhar massa muscular?

Vai depender da idade, melhor dizendo da maturação. O ganho de massa muscular está diretamente relacionado com a quantidade de hormônios produzido pelo corpo, mais especificamente testosterona e GH (hormônio do crescimento). Logo quanto mais velho for o menino maior será a facilidade em ganhar massa muscular.

É difícil estipular uma idade, a maturação pode variar de um indivíduo para o outro, sendo assim é possível ter dois amigos com a mesma idade mas em fases diferentes de maturação. Essa fases são conhecidas como Escala de Tanner, baseadas em 3 ítens: Pêlos pubianos (P), Mamas (M) e Genitais masculinos (G). Esses itens foram subdivididos em 5 fases. Assim, o estágio 1 indica o estado pré-puberal do desenvolvimento (P-1 ou M-1 ou G-1), o estágio 2 indica o desenvolvimento inicial da cada característica, os estágios 3 e 4 indicam a maturação continuada de cada característica, que são bem mais difíceis de se avaliar, e o estágio 5 (p-5 ou M-5 ou G-5) indica o estado adulto ou maduro. É a partir do estágio 4 que há um aumento significativo na quantidade hormonal e por consequência aumento na estatura e na massa corporal.

Se considerarmos que esse processo pode começar nas meninas entre 8 e 13 anos e nos meninos entre 9 e 14, fica fácil entender por que, alguns adolescentes tem a impressão que o ganho de massa muscular está demorando. E está mesmo! Provavelmente a puberdade chegou mais tarde para ele do que para o amigo, o que é absolutamente normal.

Quais exercícios de musculação o adolescente pode fazer?

De 12 à 14 anos

Nessa fase a musculação pode ser usada como complementação na prática de modalidades esportivas. Ela deve ser introduzida nas aulas de Educação Física Escolar, por se tratar de uma atividade que faz parte da cultura corporal do brasileiro, de qualquer forma outros exercícios devem ser estimulados nessa faixa etária.

Deve haver a preocupação com a possibilidade de deformação óssea uma vez que os ossos ainda são mais moles do que os ossos dos adultos, portanto a sobrecarga utilizada deve ser controlada.

  • Treinos devem ter entre 20 e 30 minutos
  • De 2 a 3 vezes por semana
  • Realizar até 15 repetições por série
  • Não utilizar cargas muito altas antes do estágio 5 da escala de Tanner
  • Priorizar exercícios simples , que trabalhem apenas uma articulação
  • Priorizar os músculos grandes
  • Ensinar o uso correto da sala e dos equipamentos
  • Evitar exercícios que elevem pesos acima da cabeça
  • Ficar atento ao equilíbrio muscular, trabalhar músculos agonistas e antagonistas
  • Não dispensar o alongamento e o aquecimento
  • Respeitar as limitações, principalmente de flexibilidade. Nessa idade os ossos podem crescer mais rápido do que os músculos gerando encurtamento e, muitas vezes, dor.

De 15 à 19 anos

Os treinos ficam mais parecidos com o adulto.

  • Treinos devem ter entre 20 e 40 minutos
  • De 2 a 4 vezes por semana
  • Realizar até 15 repetições por série
  • Não utilizar cargas muito altas, aumentá-las gradativamente (se tiver atingido o estágio 5 da escala de Tanner)
  • Não dispensar o alongamento e o aquecimento

A importância do Professor de Educação Física

O adolescente precisa da orientação profissional para a prática de exercícios e não seria diferente com a musculação. A Educação Física Escolar deve proporcionar aos alunos a vivência em atividades que fazem parte da cultura corporal do brasileiro, para que posteriormente tenha condições de escolher o que irão praticar. Ao terminar sua vida escolar o aluno deve ser capaz de apreciar, usufruir e gerenciar suas atividades físicas.

O Profissional de Educação Física que atua nas academias tem um papel importante na orientação do adolescente, mas enquanto a vida adulta não chega é o Professor de Educação Física Escolar o responsável por ensinar ao aluno a conhecer o funcionamento do seu corpo e a promover a vivência dos movimentos básicos de musculação.

136 Comentários

  1. Tem vezes que eu faço exercício em casa, como o agachamento, mas nunca consigo ficar mais que uma semana, pois eu me esforço muito, e daí dói muito, eu fico meio mancando. Gostaria de saber se esse pouco tempo que eu fiz prejudicou meus ossos, ou foi apenas uma dor muscular.
    Gostaria de saber também se eu posso fazer abdominais sem nenhuma preocupação. Pois quando eu faço eu sinto muita dor, e começo a suar, mais mesmo assim eu continuo.Isso é normal para Principiantes, ou eu devo parar?
    E a musculação?

    • Respondendo para a Jane

      Oi Jane!

      A dor muscular, apesar de não ser desejável, é relativamente normal e costuma passar quando adquirimos prática. Quanto a suar, é normal, é seu corpo regulando a temperatura. Minha sugestão é que peça a ajuda de um profissional de educação física para dar a orientação correta, pode ser seu professor da escola.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  2. Posso fazer 1 hora de exercícios físicos e musculação todo dia? Tenho 14 ANOS

    • Respondendo para a Jane

      Oi Jane!

      Pode, desde que com a orientação de um profissional de educação física.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      • Tenho 13 anos , faço 14 no fim do ano ,to treinando a um tempo, tenho 1,74 de altura e quase 70 kg,queria saber se posso tomar suplemtentos como whey,malto etc… queria saber se posso , caso nao haja problema iria a um nutricionista pra ver oq ele me receitaria

  3. oi, tenho 14 anos, 1,69 de altura e 48k, ou seja, sou muito magra e tenho vergonha de ser assim, como posso ganhar massa muscular rapidamente???
    por favor responda

    • Respondendo para a Julia

      Oi Julia!

      O primeiro passo é consultar um nutricionista que irá fazer ajustes na sua alimentação para ajudar a ganhar peso, sem ficar gorda. Exercícios também irão ajudar, mas cuidado, se você já tem essa tendência e não se alimentar adequadamente para se exercitar pode piorar a situação. Opte por exercícios localizados, como musculação, aulas de localizada e pilates.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  4. oi,eu sou a roberta e tenho 14 anos,sou muito magra e gostaria d ter corpo um pouco mais cheinho.Vc acha q na minha idade com malhação posso ter massa muscular?
    e ter mas corpo?
    por favor responda!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Respondendo para a Roberta

      Oi Roberta!

      Se você já menstruou pela primeira vez, sim.
      Converse com seu professor de educação física ou busque a ajuda de um profissional da mesma área em uma academia.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  5. Prof° Denise
    Ola, gostaria de saber sobre musculação para adolescentes, minha professora de Educação Física passou um trabalho sobre o assunto. Até encontrei algumas coisas na internet mas gostaria de acrescenta-lás. Se possível me ajude.
    Desde já muito Obrigada

    • Respondendo para a Beatriz

      Oi Beatriz!

      Já enviei um e-mail para ver se ajudo em mais alguma coisa, contudo as principais informações estão no post.

      Um abraço

      Profa. Espo. Denise Carceroni

  6. OI EU TENHO 14 ANOS E JA VOU FAZER 15 EU QUERIA SABER SE EU JA CONSIGO TER MASSA MUSCULAR?

    • Respondendo para o Renan

      Oi Renan!

      Massa muscular você já tem desde sempre! Acho que o que você quer saber é se consegue bons resultados para desenvolvê-la.
      Eu diria que é uma boa hora para começar a treinar, sem exageros e com orientação profissional. O aumento da massa muscular irá acontecer a medida que seu corpo produzir mais hormônios.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      Prp

  7. oi tenho 13 anos e gostaria de saber se levantamento de peso cria mais massa muscular que flexoes

    • Respondendo para o Marcelo

      Oi Marcelo!

      O uso de pesos é mais eficiente pois permite o aumento da carga.
      No seu caso, em função da idade, o usos de pesos deve ser sempre acompanhado por um profissional de educação física, pois quando mal utilizado pode causar problemas no seu desenvolvimento.
      Outra questão é que o aumento da massa muscular se dará naturalmente conforme seus hormônios forem aumentando, e com 13 anos ainda irá demorar um pouco para isso acontecer de forma a fazer diferença.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  8. Obrigado Pela ajuda!

  9. eu tenho 12 anos e queria saber quantas flequisoes eu posso fazer pordia

  10. Tenho 18 anos , 50k , 1,69 a , mim conçidero bastante magro , ultimamente tenho feito flexções diarias e estou tendo resultado , meu peitoral começou a dividir , fui aconselhado a tomar hormonio , ou algum sulplemento muscular , o que devo fazer ?

    • Oi Binho,

      Acho que você deve procurar um profissional de educação física para otimizar seu treino e um nutricionista para dar orientações sobre alimentação e suplementação.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  11. oi eu gostaria de saber qual a idade minima para começar a tomar suplementos

    • Oi Marcelo,

      O fator determinante não é a idade, mas a necessidade. Converse com um nutricionista.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  12. Fui pesquisar sobre a melhor idade para ganahr massa muscular e cai aqui, li o artigo e achei muito interessante no que diz respeito a “fase de maturação”

    A pergunta é séria, apesar de parecer piada, pode-me responder por e-mail se assim desejar.

    Fiquei pensando agora se eu tenho algum problema hormonal, meu desenvolvimento em toda a adolescência foi normal tirando um detalhe do “maturamento” sempre fui magro e com a musculação consegui ficar fortinho, nunca tomei nada, nem ao menos suplementos.

    O que me fez pensar sobre o meu possível problema hormonal foi a “fase de maturação” lida a pouco; na adolescência eu costumava medir as “partes” para comparar com amigos, com 15 anos eu tinha 11cm de comprimento ereto, e agora tenho 21 e continuo com a mesma medida, seria um problema hormonal? Tem como aumentar ainda? Devo procurar qual profissional?

    Obrigado.

    • Oi Zelaoo,

      O profissionla que pode tirar suas dúvidas é um Médico Urologista.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  13. Eu tenho 13 anos e estou na academia faz 9 meses .Quero ganhar massa muscular mais percebo que não ta fazendo muita diferença oque faço?

  14. eu queria saber si com tresi anos podi fazer essecicios em casa sem um especialista

    • Oi Felipe,

      Se forem exercícios que vocês está habituado a fazer, que aprendeu na Educação Física do colégio, não há problema, mas não é o ideal.
      É sempre bom buscar acompanhamento profissional.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  15. bom, tenho 14 anos 1,68 de altura 50kg ja posso entrar em uma academia para fazer musculaçã?

    • Oi Victor,

      Não há restrição, mas também não é a melhor opçào de atividade para a sua idade. Dê preferência pela prática de esportes ou artes marciais.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  16. oi.
    eu tanho 14 anos e gostaria de saber qual é o peso ideal numa maquina de musculaçao, para eu comesar a fazer execercicios de musculaçao?

    • Oi Mata,

      Exercícios com peso na sua idade pode, mas só com acompanhamento de um Profissional de Educação Física que saberá dosar a carga para você não se prejudicar.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  17. Gostaria de saber quais as consequências, que pode causar a musculação na adolescência?
    Tenho um filho de 16 anos que está fazendo musculação há 7 meses em academia, e já está usando 50 quilos.Está com os músculos bem definidos
    Estou preocupada, pois cada um fala uma coisa.

    • Oi Marcia,

      Se estiver sendo bem orientado, não há problema algum. Os 50kg que você se refere são relativos, depende do exercício pode ser muito ou nem tanto assim.
      Minha sugestão é que converse com o professor que está fazendo o acompanhamento dele.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  18. oi tenho 13 anos queria saber se eu posso fazer exercicios em casa, mais sem pegar peso, tipo abdominal,pulinho de chinelo e outros

    • Oi Rafaela,

      Pode sim, mas é aconselhável buscar orientação de um profissional de educação física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  19. Me acho muito magro e devo fazer exercícios físicos todos os dias?E demora quanto tempo para poder ver o efeito?

  20. Eu tenho 12 ano e sou magra queria saber que exercicio posso fazer, e tbm tem como ganhar peso

  21. E tbm posso fazer caminhada? Se posso, quantas vezes, e qual a duração, me indique os exercicios que posso fazer, quantas vezes, e qual a duracao, quantas series, etc…
    Um bjo

    • Oi Tayná,

      Não faço prescrições individuais pelo blog. Procure a orientação de um professor de educação física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  22. tenho 13 anos,quero saber quantas flexões e abdominais posso fazer todos os dias??

    • Oi Davi,

      3 séries de 10 à 15 repetições dia sim, dia não, está de bom tamanho!
      Procure sempre a orientação de um profissional de educação física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  23. Oi, tenho 13 anos, tenho 1,69 altura e 57k, mas muitas pessoas dizem q tenho corpinho de 15, mais mesmo assim me considero reta rsrs gostaria de saber se posso entrar na academia? pois quero aumentar meu bumbum e engrossar minhas coxas, e tmb gostaria de saber em quanto tempo terei resultados? Bjos, abraços á todos!!! ESPERO RECEBER RESPOSTAS…

  24. olá, tenho 16 anos 1,80 m e 80 kilos… estou a tres semanas na academia e fazendo boxe também, nao consultei uma nutricionista ainda, queria saber se eu posso tomar suplementos como whey ou lipo 6 para ajudar na minha dieta e nos meus treinos diarios
    obg…

  25. oi
    eu tenho 16 anos 1,60 de altura peso 54,00kg e queria saber quais atividades mais adequadas para mim ganhar massa muscular e não interferir no crescimento.
    gostaria quem me respondesse, obrigado …

    • Oi Lázaro,

      Qualquer atividade que você faça e seja orientada por um profissional de Educação Física irá ajudar a ganhar massa muscular e não irá interferir no seu crescimento.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  26. oi meu nome é rafael e tenho 16 anos e tenho uma preocupação eu sou muito magro e estou em dúvida se tomo ou não massa muscular?

  27. Olá, Tenho 16 anos começei a praticar musculaçao ja faz +/- 1 mês e ja ouvi falarem q musculação atrapalha no crescimento andei pesquisando e vi dizendo q é apenas um mito e outros sites dizendo q é verdade queria saber se realmente é um mito, ou se ñ, q vc possa me responder… Obs tenho 1,71m de altura
    Abraços!!!

    • Oi Gabriel,

      É mito! O crescimento só é prejudicado por exercícios quando ocorre lesão na cartilagem de crescimento dos ossos, e para que isso ocorra é necessário uma força muito grande. Com 16 anos, é muito difícil que isso aconteça, principalmente pela musculação que é uma atividade bastante segura. De qualquer forma busque sempre a orientação de um Profissional de Educação Física, pois exercícios mal feitos e em excesso podem causar outros tipos de lesão.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  28. oi tenho 13 anos e 7 meses, tenho 1,65 de altura, 51 kilos. eu fui a 7 meses numa nutricionista,e ela mandou eu comer salada , etc. mas isso nao vem ao caso. quero saber se posso tomar whey protrein, e como ganhar massa muscular , e tambem estou a 3 na natação e 1 ano no boxe. obrigado !

  29. bom eu vou fazer 15 anos e gostaria de saber se posso fazer academia porfavor responda!!!!!!!

  30. muito obrigado prof° denise me ajudou bastante

  31. Oi tenho 13 anos e queria saber ate quantos quilos posso levantar na musculaçao nos pesinhos de m~ao

    • Oi Lucas,

      Usar muito peso na sua idade pode prejudicar o crescimento. Peça orientação à um Profissional de Educação Física, pode ser o professor da sua escola.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  32. Ola . tenho 13 anos sera que posso faser cademia ??

    • Oi Deyse,

      Pode desde que em turmas adequadas para sua idade e com orientação profissional.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  33. oi eu tenho 14 e faco 15 em dezembro estou no estagio 5 buberal e hormonal quais exercicios eu devo praticar!!?????????????

    • Oi Wessley,

      Estando no estágio 5 as restrições e cuidados são os mesmos que devem ser tomados por um adulto. Minha recomendação é que escolha uma atividade que goste e sempre orientada por um profissional de Educação Física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  34. Olá , tenho 15 anos e comecei a poucos dias a fazer agachamentos , flexões e levantamento de peso tem algum problema isso na minha idade ? , quando vou ver resultados ? .

    • Oi Jéssica,

      Não tem problema desde que seja feito de forma gradual e orientado por um profissional de Educação Física. Os resultados começam a ser vísiveis geralmente em três meses.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  35. olá tenho 14 anos e comecei fazer academia esses dias, minha mãe diz que prejudica o crescimento e eu tenho só 1,51 de altura, nao queria parar de crescer tão cedo. Meu professor manda eu aquecer 15 minutos na esteira ou bicicleta depois manda eu fazer 3 de 15 de cada exercicio com o peso geralmente de 1 ou 2, ele esta certo? por favor me ajude!!

    • Oi Paula,

      Aparentemente está tudo Ok. Dificilmente o exercício prejudica o crescimento, só quando é muito mal orientado.
      Quanto a sua altura, ela é determinada geneticamente, se seus pais são baixos, você não será alta. Se não é o caso vale a pena consultar um médico para verificar se não há algum problema hormonal que possa prejudicar o crescimento e neste caso fazer o tratamento adequado.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  36. eu tenho 17 anos e eu tenho 1,63 de altura se eu fizer academia sera q ajuda eu crescer mais

    • Oi Rafael,

      Infelizmente não, exercício não faz crescer. Você deve procurar um médico para saber se é possível fazer algum tipo de tratamento.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  37. Oi, eu tenho 14 anos. Quero saber se eu começar a fazer academia minhas mamas tendem a crescer mais ou ficam do mesmo tamanho?

  38. olá Profª Denise, tenho 15 anos 1,63 de altura e 59Kg, comecei a malhar a 2 meses vou 5 dias da semana, gostaria de saber se posso tomar suplemento

    • Oi Renata,

      A necessidade de tomar suplemento é individual. O profissional que poderá indicar o que tomar e como tomar é o nutricionista.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  39. e como faço para não comer muito após os treinos?
    tem algum suco ou coisa do tipo que me faça comer menos e gastar mais energia ?

    • Oi Renata,

      Consulte um nutricionista, ele poderá montar uma dieta equilibrada que irá ajudá-la a não ter muita fome após o treino.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  40. Eu queria saber se eu posso fazer exercício abdominal.eu tenho 15 anos,por favor me responda!!! Bjsss.

  41. Oi Denise!,tenho 14 anos e malho a 7 meses,eu percebi que meu crescimento esta muito devagar,sei que estou errada por malho pesado,a carga maxima que pego é 130,(fiquei até um pouco balançada)com umas pesquisas quem dizem que nao é muito bom malhar com esta idade queria que vc me ajudasse quero crescer ,também estou com problemas em ganho de massa muscular mais é o de menos,me alimento normal,nao como saladas ,como bastante gordura,tenho 54k,e 164,5 de altura,vc tem alguma dica para me ajudar ? obg

    • Oi Amanda,

      Provavelmente seu crescimento está lento por uma questão fisiológica. Meninas crescem muito pouco ou nada após a primeira menstruação.
      Outra questão é que após a menarca (primeira menstruação), o treino pode ser muito parecido com o de adultos, quanto a carga o mais importante é que o aumento seja gradual. Com seu peso e altura 130 kg no leg 45, por exemplo, é bastante, mas não é nenhum exagero.

      Procure um médico se tem dúvidas quanto ao seu crescimento. Para te dar um exemplo, menstruei pela primeira vez com quase dez anos e tenho a mesma altura que eu tinha aos 11 anos, exatamente um centímetro a menos que você!

      Quanto ao ganho de massa muscular, precisa melhorar a alimentação. Busque a ajuda de um nutricionista, comece a comer legumes e verduras, capriche nas proteínas, como carboidratos adequadamente e elimine as gorduras!

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  42. Oi, eu tenho 15 anos, tenho 1,72m de altura e peso 61Kg.
    Quero saber qual a carga de halteres que devo utilizar no meu treinamento muscular e em relação a alimentação, o que eu devo comer e se posso usar algum tipo de suplemento á base de albumina.

    • Oi Lean,

      As cargas variam conforme o exercício, grupo muscular, séries e quantidade de repetições. O professor que montar seu treino poderá orientar quanto a carga mais adequada. Em relação à alimentação e suplementação, aconselho buscar a orientação de um nutricionista.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  43. Prof Denise, tenho uma aluna de 15 anos com costas planas ! Eu posso dar, pela idade dela, qual tipo de exercico ? Obrigada !

    • Oi Christiane,

      A idade dela não deve ser um fator limitante, após a menarca o treino pode ser igual ao do adulto. Sua preocupação deve ser em relação ao desvio. Costas planas são causadas pela hipertrofia da musculatura abdominal e hipotonia da musculatura lombar e os exercícios para essas regiões devem ser escolhidos de forma a melhorar essa condição. Convém também evitar altas sobrecargas axiais, pois a ausência de curvatura na coluna pode ser um fator facilitador para desenvolver outros problemas, uma vez que as curvas servem justamente para uma melhor distribuição das cargas.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  44. Oi, eu estava procurando muito na internet essa questão de ganho de massa muscular na adolescência. Eu faço uma infinidade de exercícios e com um tempo de descanso para o músculo, pois o músculo cresce enquando está em repouso ( processo da Hipertrofia). Eu tenho 15 anos e 1,73 metros de altura mas ainda não tenho nem um pouquinho de barba. Lendo acima o assunto que fala sobre maturação eu vi que ainda não estou muito avançado nesse processo. Eu já ganhei um pouco de massa muscular mas há uma certa dificuldade. Nisso, eu gostaria de saber se pelo o que eu te disse acima no comentário eu ainda não estou muito desenvolvido na maturação e se daqui a algum tempo (anos ou meses) eu vou conseguir ganhar massa muscular muito mais facilmente?. Te agradeço por explicar sobre esse assunto e aguardo que você responda minha pergunta. Abraços, Bryan

    • Oi Bryan,

      Não tenha dúvida que daqui a mais algum tempo você terá um resultado melhor em função da maturação. Outro aspecto que precisa observar é a sua herança genética, se os homens da sua família são bem desenvolvidos, você também poderá ser.

      Continue treinando, respeite o descanso, mude os estímulos, alimente-se corretamente e mais do qualquer coisa: seja paciente!

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  45. oi me chamo Karoline tenho 13 anos,começei a fazer abdominais faz uns 4 meses de uns dias pra cá venho tentando dormir com a postura correta mas minha coluna começou a doer muito e quando eu fazia abdominais piorava queria saber se o fato de eu fazer abdominais(120 por dia)danificou algum osso meu e se posso continuar a fazer abdominais

    • Oi Karoline,

      Não dá para saber assim, sem ver exatamente o que está fazendo. Dificilmente abdominais causam danos na coluna. Sugiro que pare com o exercício e peça que seus responsáveis a levem a um ortopedista para verificar o que pode estar acontecendo.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  46. eu era gordinha dai de uns tempos pra cá fiz um regime bem severo mas emagreci muito tenho 1,60 de altura e peso 45 kg queria saber que tipo de exercicio tenho que fazer pra conseguir massa muscular e se possso fazer exercicio com a coluna doendo como comentei

    • Oi karoline,

      Se está doendo é porque algo não vai bem, tem algum problema. Não faça exercícios e peça para seus responsáveis levá-la à um médico.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      • obrigada :3

  47. Professora Denise, a minha filha tem 15 anos, mede 1,86m e pesa 75kg. Ela não tem músculos, como devo proceder?
    Abraços.
    Tereza

    • Oi Tereza,

      No seu comentário não fica claro qual é o problema com a sua filha.
      Se ela não se exercita, não irá ganhar massa muscular, então é preciso começar a fazer algum tipo de exercício ou modalidade esportiva que ela goste.
      Caso ela faça exercícios e não se desenvolva, então é preciso consultar um médico para investigar se existe algum problema.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      • Obrigada.

  48. Professora Denise,
    Agradeço por ter me respondido com tanta presteza, agora percebo que realmente não deixei claro a minha pergunta. Eu desejo saber se normal que a minha filha seja tão jovem e já tenha flacidez no bumbum, braços e coxas. O que pode ser feito para melhorar o quadro?
    Abraços,
    Tereza

    • Oi Tereza,

      É absolutamente normal, se ela leva uma vida sedentária. Para melhorar ela precisa praticar alguma atividade física, qualquer uma que goste, pela idade em pouco tempo irão notar a diferença.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  49. tenho 13 anos quais exercicios posso fazer me responde por favor

    • Oi Kauane,

      Você pode fazer qualquer exercício que seja orientado por um profissional de Educação Física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  50. OLÁ , tenho 12 anos peso 34,00 kilos e tenho 1,48 de altura. gostaria de saber se posso fazer exercicios fisicos como abdominal com essa idade , por que sou magra . Séra que posso fazer ? obrigada .

    • Oi Tayna,

      Não tem problema, mas peça para seu professor de educação física orientar qual a melhor maneira de fazer.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  51. oi, bom dia…
    minha filha tem 11 anos e joga handebol,o professor indicou para todas as alunas que façam musculação,é correto na idade dela?

  52. Olá, tenho 13 anos, gostaria de saber se posso fazer abdominais todos os dias,para ficar com a barriga “tanquinho” atrapalha no crescimento?

    • Oi João,

      Abdominais todos os dias não vão deixar o abdômen tanquinho!!! O abdômen precisa de descanso!!!
      Exercício bem orientados, não atrapalham o crescimento.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  53. Olá, tenho 13 anos, tenho uns 1,65 de altura e peso 74kg, me sinto muito gorda.. Queria saber se posso começar a fazer academia pra ajudar a emagrecer? Obrigada

    • Oi Sabrina,

      Pode sim, mas deve procurar uma academia que tenha turmas adequadas para sua idade.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  54. Oi,queria tirar uma dúvida,quero entrar na academia e tenho 15 anos ,vou demorar pra pegar massa ? Me disseram que Jump faz com que pegue massa mais rápido que todos os exercícios da academia ,é verdade ?

    • Oi Beatriz,

      A melhor atividade para ganhar massa muscular é a musculação. Converse com seu professor.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  55. adolescente de 15 anos pode fazer agachamento com peso.

  56. Olá, comentei com um amigo que meu filho adolescente havia iniciado em uma academia para desenvolver massa muscular e ele atribuiu a sua baixa estatura dizendo ter iniciado na academia na adolescência, isso é possível?

    • Oi Volnei,

      Mito. O exercício não faz crescer mais ou menos, isso é determinado em primeiro lugar pela genética e em seguida pela nutrição nos primeiros anos de vida.
      Por exemplo, quando você ouve dizer que o ginasta é baixinho em função do esporte ou o jogador de basquete é alto pelo mesmo motivo, é justamente o inverso, eles são bons, se destacaram naquela modalidade, pois seus biotipos são mais adequados àquelas exigências.

      O importante é não exagerar nas cargas pois o corpo do adolescente ainda está se formando e podem acontecer lesões, algumas irreversíveis. O ideal é que tenha sempre o acompanhamento de um Profissional de Educação Física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  57. Olá, tenho 15 anos e sou muito magra, a última vez em que pesei estava na faixa dos 40kg, não tenho muita tendência a engordar, e gostaria que ganhar massa, o que seria o melhor a fazer?

    • Oi Ana,

      Musculação seria o ideal. Também busque a orientação de um nutricionista.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  58. ola,

    gostaria de saber se posso fazer alguns tipos de exercicios em casa tipo polichinelo, bicicleta ergometrica,se alongar, abdominal e entre outros e se puder queria que me receitasse alguns exercicios. espero a resposta.

    • Oi Rafa,

      Não faço prescrição individual pelo blog.
      A princípio não há problema em fazer exercícios em casa, desde que seja orientado por um profissional de educação física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  59. Professora, eu tenho 15 anos, 1.50 de altura e 40 KG, queria saber se afetaria meu crescimento, estou fazendo exercícios corretamente na academia do meu apartamento, com outros adultos me acompanhando, e faço há 2 meses e até que notei um resultado, e queria continuar, mas de forma que não me prejudique futuramente, e o que você me aconselharia em relação a tudo que falei.

    • Oi Pedro,

      A musculação quando feita de forma adequada não prejudica o crescimento. Minha sugestão é que você busque a orientação de um profissional de educação física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  60. Eu tenho 16 anos e menos de 160 m de altura e gostaria de saber se posso crescer fazendo academia.

    • Oi Bia,

      Academia não fará aumentar a sua altura.
      Converse com um médico sobre a possibilidade de fazer algum tratamento.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  61. Oi, tenho 13 anos, peso 40kg e mais ou menos 1,50 de altura
    Acho que sou muito magro e baixo para minha idade, você acha que devo procurar uma nutricionista ? E posso fazer academia sem afetar meu crescimento ?

    • Oi João,

      Se tem dúvidas sobre seu desenvolvimento peça aos seus pais para levá-lo à um médico hebiatra (especialista em adolescentes), se for necessário ele irá encaminhá-lo ao nutricionista.

      Exercícios bem orientados não afetam o crescimento.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  62. Tenho 1,55 de altura…Posso fazer academia sem afetar meu crescimento ? Suplementos são recomendados para minha idade?

    • Oi Gustavo,

      A musculação, quando bem orientada, não afeta o crescimento. Suplementos só com prescrição de um nutricionista.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  63. Tenho 1,50 de altura e peso 37 sou muito magro para minha idade (13) gostaria de saber se posso fazer academia? E oque faço para engordar e crescer

    • Oi Jonas,

      Não há restrição para fazer academia, mas sugiro que busque por turmas para adolescentes. Quanto ao crescimento deve acontecer nos próximos anos, de qualquer forma se achar melhor consulte um médico hebiatra (especializado em adolescentes)que irá sanar suas dúvidas.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  64. Ola
    tenho 13 anos peso 35 tenho 1,48 tenho vergonha do meu corpo por ser muito magra posso entra na academia,posso tomar suplemento ?
    Respondaa pf..

    • O Kroll,

      Pode entrar na academia, de preferência uma que tenha atividades adequadas para sua idade. Quanto ao suplemento, peça aos seus responsáveis para te levar à um nutricionista, ou para conversar com seu médico habitual.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  65. olá , estou em fase de crescimento posso fazer musculação ou vai atrapalhar meu crescimento?

    • Oi Paloma,

      Nenhum exercício, desde que bem dosado, atrapalha o crescimento.
      O maior problema da musculação para crianças e adolescentes é não ser uma atividade divertida. Além disso existem capacidades e habilidades importantes nessa fase, que a musculação não trabalha.
      Sempre faça exercícios com a orientação de um Profissional de Educação Física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  66. Tenho 13 anos 1.53m 41 quilos quero ganhar massa, pode me dizer o que fazer para tal

    • Oi Nuno,

      Seja paciente!
      Para ganhar massa como você quer é preciso amadurecer para que seu corpo comece a produzir os hormônios que irão ajudar.
      No mais a prática de esportes também será de grande valia. Converse com seu professor de Educação Física.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      • Meu nome é Júlia, tenho 13 anos e faço ballet há 05 anos. Meus professores me falaram que preciso ganhar massa muscular para conseguir sustentar a perna elevada. Como consgigo dazer isso ?

        • Oi Júlia,

          Converse com seus professores. Cabe à eles cuidar da sua preparação física também.

          Abraços

          Profa. Esp. Denise Carceroni

Trackbacks/Pingbacks

  1. Musculação na adolescência » Athletic - Equipamentos de Ginástica, Esteiras, Bicicletas, Estação de Musculação, Elípticos - [...] http://www.fiqueinforma.com/exercicios/musculacao/musculacao-na-adolescencia/  Compartilhe com seus [...]

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>