Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Esteira antes ou depois da musculação? O que é melhor?

A resposta é a que você já imagina: depende! O que é melhor, esteira antes ou depois da musculação, depende do objetivo. Como quase tudo quando falamos em atividade física e exercício.

Eu diria melhor, fazer esteira antes ou depois da musculação depende dos objetivos. Qual o seu objetivo em fazer musculação? Qual o seu objetivo em se exercitar na esteira. Claro que a esteira aqui pode ser substituída pela bicicleta, pelo elíptico ou por qualquer outro exercício aeróbio.

Esteira-antes-ou-depois-da-musculacao

O que é melhor, fazer esteira antes ou depois da musculação?

No emagrecimento

Se você quer emagrecer opte por fazer o exercício aeróbio depois da musculação. O treino com pesos irá solicitar as reservas de glicogênio muscular, fazendo o exercício aeróbio na sequência haverá uma solicitação mais rápida da gordura do que se fizer o contrário. Poderíamos dizer que a queima de gordura é mais eficaz.

Na hipertrofia

Antes de ser massacrada, vamos entender que quem busca um excelente resultado com a hipertrofia, precisa reduzir ao mínimo seu percentual de gordura e os exercícios aeróbios podem e devem serem usados para tal. A questão aqui é como fazer isso sem comprometer o ganho de massa muscular.

Neste caso o treino aeróbio também deve ser realizado após o treino de musculação. O principal motivo é que fazendo ao contrário o seu rendimento na musculação provavelmente será menor . Possivelmente irá suportar cargas menores do que se deixar o aeróbio para o final.

A perda de massa magra nesses casos e ao contrário do que muitos imaginam não é muito significativa, principalmente se você não está se dedicando à competições de fisioculturismos onde qualquer perda poderia preocupar. Mesmo assim se deseja prevenir ou diminuir ao mínimo, consulte um nutricionista. É através da alimentação/suplementação que se evita a perda de massa magra durante os treinos garantindo ao mesmo tempo a perda de gordura.

Na manutenção do condicionamento físico geral

É indiferente. Faça da forma que for mais confortável e simples para você.

3 Comentários

  1. Muito legal o artigo, bem esclarecedor!
    Seu sempre faço minha esteira depois do treino rsrs

  2. Oie, eu faço esteira antes e depois do treino, fazer antes também, pode atrapalhar ?

    OBS: Meu objetivo é emagrecer

    • Oi Ferreira,

      Se o objetivo é emagrecer, não tem problema.
      O problema em fazer esteira antes do treino de musculação é que ficamos mais cansados e perdemos rendimento no treino. Para quem deseja ganhar massa muscular, pode atrapalhar.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>