Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Exercícios na barra

Os exercícios de flexão, realizados na barra fixa, são e difícil execução e trabalham basicamente a musculatura das costas e braço.

Pegada Supinada

barrasupinada

Pegada Pronada

barrapronada

Para deixar mais difícil

  • Utilizar lastro. (pessos amarrados à cintura ou nos pés)

Para deixar mais fácil

  • Realizar com as pernas flexionadas;
  • Amarrar um elástico exercitador, na barra, em forma de “U”. Realizar o movimento ajoelhado no elástico.
  • Utilizar o Gravitron (equipamento de empurra o corpo para cima no momento do movimento)

Treino

De 2 a 4 séries de 8 a 12 repetições, dependendo do seu nível.

Importante: Muitos alunos acham que o exercício realizado na barra também trabalha peitorais. Esse foi o questionamento do leitor Guilherme no post Peitorais: 9 maneiras diferentes de se exercitar. Para que ocorra a ação do músculo peitoral é necessário que haja um movimento de adução horizontal de membro superior, ou seja seus braços precisam “fechar” para frente, como em um abraço.

121 Comentários

  1. Bom dia,
    estou com um problema e pensso que vocês poderão me ajudar.
    quando eu estava parado de treino, sem exercicio a +/- 4 anos (parado mesmo) eu conseguia fazer 5 flexoes nas barras pronada com as pernas esticadas. o problema é que eu entrei em uma academia para eu poder melhorar a quantidade de barra q eu fazia, e agora que eu to treinando, não consigo fazer nenhuma. o que fasso?
  2. Respondendo para o Raphael…

    Oi Raphael!

    Exercícios na barra são difíceis. Você deve focar seu treino em movimentos que trabalhem principalmente os músculos grande dorsal e redondo maior (converse com seu professor), é importante também que faça exercícios de barra, iniciando de maneira mais fácil (veja os exemplos do post), pois a especificidade do movimento é muito importante também.
    Porque você conseguia e hoje não consegue mais? Fica difícil avaliar por aqui, uma possibilidade era você ser mais leve.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  3. Passei em um concurso, e a prova fisica pede que se faça teste na barra fixa com: “pegada pronada e correspondente à distância bi-acromial”, como exatamente fica a posição das mãos, por via das duvidas eu ja treino dessas duas maneiras acima, mas gostaria de saber exatamente qual representa o pedido do curso, pra chegar lá e fazer bem feito.
    obrigado!
  4. Olá, estou com um problema semelhante ao amigo acima (Raphael), pois nao consigo executar uma flexão na barra. Só que eu nunca malhei. Vou prestar um concurso que precisa que eu faça 5 repetiçoes em pronação. Não faço academia. Estou me exercitando naqueles circuitos de rua pra malhação. Há exercícios alternativos que fortalecem os músculo que participam da flexão em barra? OU seria melhor que eu entrasse em uma academia?

    Saudações.

  5. Respondendo para o Leonardo…

    Oi Leonardo!

    A posição das mãos é com a palma virada para frente (costas das mãos para você) e segurando na largura dos ombros.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  6. Respondendo para o Rodrigo…

    Oi Rodrigo!

    Acho que não há necessidade de se matricular em uma academia. Existem exercícios que pode ajudar, mas o melhor mesmo é fazer o próprio movimento na barra. Faça o seguinte: amarre um elástico exercitador, na barra, em forma de ?U? e realize o movimento ajoelhado no elástico. Aos poucos vá diminuindo a tensão até conseguir executar o exercício sozinho

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  7. Olá.. queria tirar uma dúvida,eu estou me preparando para o teste do serviço militar e no teste tenho q fazer no máximo 12 flexões na Barra mais tem um problema,eu nao faço nenhuma barra e só tenho 2 meses para treinar.. queria saber o que devo fazer para aprender a fazer esse número de barras em 2 meses.. Obrigado !
  8. Respondendo para o Júlio…

    Oi Júlio!

    Terá que treinar o próprio exercício. Existe um equipamento, disponível em academias, chamado gravitron, ele auxilia no movimento da barra. Outra opção é amarrar um elástico exercitador, na barra, em forma de ?U?. Realizar o movimento ajoelhado no elástico. Vá diminuindo a tensão no elástico a medida que for ficando mais fácil, até fazer sem ele.
    Fortalecer a músculatura dorsal e o bíceps com outros exercícios também pode auxiliar.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  9. Também estou com o problema parecido de um colega acima: fazia 3 barras que é o que o concurso pede mesmo sem treinar e entrei na academia faz uns 10 dias e hoje tentei e não consegui nem subir o corpo. Detalhe a academia tá me deixando todo quebrado, o corpo todo doendo. Será que isso tem haver com a adaptação para as atividades físicas?
  10. boa noite, eu faço 12 barras e gostaria de chegar ás 20 barras como posso melhorar esse desempenho que tipos de exercícios posso fazer e se posso fazer barras todos os dias?????
    ah!! estou me preparando para um teste físico que é por pontuação e a barra é o fator de desempate.
  11. Estou me preparando para um exame físico militar, porém tenho que fazer 4 repetições na barra fixa em pronação. Gostaria de saber se praticar bastante Flexão de braço ajuda ao menos um pouco na barra? ou só mesmo realizando os exercícios na barra mesmo?
  12. Respondendo para o Jeferson…
    Oi Jeferson!

    O corpo dolorido tem relação com a adaptação aos exercícios. Leia o post: Dor do dia seguinte – o que é isso?Na academia faça exercícios para a musculatura dorsal e faça barras no gravitron, se tiver.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  13. Boa noite!

    Gostaria de saber quantas series de barra pegada pronada é recomendado para iniciantes?

    Sds.

  14. Respondendo para o Raphael…

    Oi Raphael!

    Para melhorar seu desempenho, faça barras! Experimente treinar duas vezes por semana com lastro, amarre um peso na cintura, um ou dois quilos e tente fazer as 12 barras. Nos outros dias, tente aumentar a quantidade, mas sem o peso adcional. Faça dia sim dia não.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  15. Respondendo para o Daniel…

    O ideal é treinar o próprio exercício. Para ajudar você pode fazer também alguns exercícios para a musculatura dorsal.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  16. bom dia ,estou muito preucupado ,pois irei fazer um teste fisíco no dia 12/08/09 e naum consigo fazer barra pois tem alguma soluçaõ para eu conseguir assim em cima da hora,pois so consigo nficar pendurado ou subir e puxar logo a primeira mas nao consigo puxar a segunda ,tenho que fazer duas . obrigado e tenha um bom dia
  17. Respondendo para o Leonardo…

    Oi Leonardo!

    Faça de duas a três séries.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  18. Respondendo para o Rodrigo…

    Oi Rodrigo!

    Não existe milagre!!! Mas são apenas duas barras acho que se você treinar conseguirá fazê-las.
    Fiz um post só para atender quem vai participar de concursos. Clique no link e leia Teste Físico (TAF) para concursos: dicas para passar na prova I

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  19. queria fazer barra mas não consigo tem alguma tecnica para que eu consiga fazer?
    por favor me ajudem!!!
  20. Respondendo para o Gabriel…

    Oi Gabriel!

    Clique AQUI para ver!

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  21. Boa noite! a distancia biacromial seria exatamente qual posição nao barra?
    necessito para treinamento.Faz parte da prova do TAF – PM.
    grato!!
  22. Respondendo para o Periclys…
    Oi Periclys!

    O acrômio é um ponto anatômico localizado na extremidade dos seus ombros, portanto distância biacromial seria entre esses dois pontos, ou seja na largura dos ombros.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  23. ola gostaria de saber qual e a melhor posicao de exercicio na barra que poderia aumentar o peitoral
  24. Respondendo para o Filipe…

    Oi Filipe!

    Exercícios na barra trabalham os dorsais! Para peitorais faça flexão de braços.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  25. oi, estou fazendo 7 barras na posição supinada, preciso fazer 12 e tenho apenas 1 mês para treinar. É possível? Por favor como devo fazer meu treinamento? séries de quantas repetições?
  26. Respondendo para o David…

    Oi David!

    Dê uma olhada no post:Teste de Aptidão Física.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  27. Oi tenho uma duvida no concurso da prf o movimento de flexao é feito passando o queixo da barra, a minha duvida é a seguinte como deve ser a posiçaõ da cabeça vc pode esticar o pescoço a fim de fazer o queixo passar pela barra mais facilmente ou a cabeça deve estar paralela ao solo?

    desde ja mt obrigado

  28. Oi tive informação que a barra ajuda aumentar a estatura, isso é verdade ?
  29. Existe diferença entre fazer a barra com as mãos na linha dos ombros ou mais largo do que isso? Se houver, qual seria essa diferença?

    Obrigado!

  30. Respondendo para o Jefferson…

    Oi Jefferson!

    Depende do que está descrito no edital. Se só estiver lá que o queixo precisa passar da barra, não importa como isso se dará.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  31. Respondendo para o Jason

    Oi Jason!

    Não é verdade. Não existe exercício que faça crescer!

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  32. Respondendo para o Leonardo

    Oi Leonardo!

    Com as mão mais próximas dos ombros há uma ação maior dos músculos redondo maior e redondo menor. Com as mãos mais afastadas há uma maior solicitação do grande dorsal.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  33. tenho 1,70 de altura e peso 77kg nao consigo fazer nenhuma barra pronada com as pernas esticadas e só tenho dois meses pra conseguir fazer 3 barras o q faço?
    me ajudem por favor!!!
  34. Olá, eu passei no concurso publico da FAB-controlador de voô, e vou realizar meu teste fisico dia 18 de novembro, tinha muito problema na barra, nao conseguia ficar nem um segundo pendurada, eu tenho q me sustentar 10 segundos com a palma da mão virada pra frente, mas agora eu ja consigo ficar os dez segundos, só falta eu arrumar a postura pq ainda inclino a cabeça pra tras durante a execução do exercicio e isso nao é permitido, vc teria alguma dica p me ajudar, estou malhando todos os dias focando no meu objetivo. Gostaria de saber também se vc teria alguma técnica que ajudasse no salto, tenho que saltar 1,40. Antes eu conseguia sempre,mas de umas 2 semanas pra cá não estou mas conseguindo atingir os 1,40, como o teste está se aproximando estou ficando muito preocupada, vc pode me ajudar? Por favor! Já me disseram que pode ser cansaço, desgaste, mas não creio que seja isso não pq nos outros exercícios eu continuo progredindo. Desde já agradeço!
    Grata
  35. Olhando os comentarios percebi que muitos tem dificuldades, ainda mais quando se tem pouco tempo de treino no caso de concurso publico.
    Vou deixar uma dica que serviu quando passei em um concurso que exigia barra fixa.
    Eu tinha apenas 03 meses para treinar e não conseguia fazer nenhuma barra.
    Então comprei uma barra e instalei no portal do quarto e treinava exercicio negativo, ou seja, me pendurava na barra com as mãos na altura dos ombros e matinha o queixo acima da barra o máximo que pudesse, ao descer fazia bem devagar até a extensão total dos braços. Fazia entre 5 e 7 series.Pra quem não é acostumado doi muito mas com apenas um mes e meio eu já fazia 5 barras.
    Esqueci de dizer que tive que fazer um regime para melhorar o desempenho e perdi 7 kg até o dia da prova.
    Mas hoje, já recuperei os 07 kg e continuo fazendo as repetições numa boa.
    Espero ter contribuido, pois foi a unica maneira que consegui realizar o exercicio. Nem o graviton me ajudou.
  36. Gostaria de saber quais exercicios eu devo fazer para me aperfeiçoar na barra.
  37. Olá gostaria de tirar uma dúvida… pelo que eu li aqui a flexão na barra fixa não trabalha o peitoral certo?… então eu posso fazer um dia exercicio para os peitorais e no outro exercicios que trabalhem os dorsais (no caso a barra) sem problema no descanso e desenvolvimento muscular do peitoral e das costas?
  38. Respondendo para o Biriba

    Oi Biriba!

    Terá que treinar o próprio exercício. Existe um equipamento, disponível em academias, chamado gravitron, ele auxilia no movimento da barra. Outra opção é amarrar um elástico exercitador, na barra, em forma de ?U?. Realizar o movimento ajoelhado no elástico. Vá diminuindo a tensão no elástico a medida que for ficando mais fácil, até fazer sem ele.
    Fortalecer a músculatura dorsal e o bíceps com outros exercícios também pode auxiliar.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  39. Respondendo para a Ellen

    Oi Ellen!

    Você está no caminho certo. A medida que for melhorando a força deixará de jogar a cabeça para trás.
    Quanto ao salto, pode ser fadiga sim, mas para poder ajudá-la precisaria conhecê-la.
    Boa sorte no exame!

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  40. Respondendo para o Ítalo…

    Oi Ítalo!

    Barra, barra e barra! É um dos princípios do treinamento: especificidade!

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  41. Responendo para o Felipe

    Oi Felipe!

    Fez a lição de casa direitinho, hein?! É isso mesmo, seu raciocínio está corretíssimo.

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  42. Boa noite!

    Passei no concurso da PRF e o teste físico é dias 04, 05 e 06 de dezembro. Preciso fazer três barras (pegada livre). Estou com muita dificuldade para fazê-las. Tenho 1m80cm de altura e 71 kg. Gostaria muito de umas dicas.

    Att,
    Gustavo.

  43. Olá, Por favor, gostaria de tirar um dúvida:
    -
    Necessito fazer de 4 a 5 repetições de barra pronada certinha(Ou seja, sem dobramento de joelhos, sem impulsos e que a cabeça passe totalmente da barra) só que disponho de apenas 2 semanas, e atualmente faço SÓ UMA. Qual a melhor solução?! Malhar Costas Seg, Qua e Sex e Bíceps Ter e Qui?! Fazer Negativos(Alguém dando o impulso, e eu apenas desço bem devagar na barra)?! Ou outra coisa?!
    -
    Grato desde já, =D~
  44. Olá a todos (as)!

    Gostaria de deixar aos leitores (as) a minha grande admiração pelos exercícios em barra Fixa e Paralelas. Moro no litoral e é comum a presença destes aparelhos nas praias.
    Malho desde 97, não gosto de academias, então, malhar ao ar livre,para mim, é excelente.
    Hoje tenho 32 anos, malho 4 vezes na semana, tenho uma boa compleição fisica, relacionado aos marombeiros de academia, e o melhor de tudo, estes exercícios lhe proporcionam FORÇA.
    São exercícios dificeis realmente, porém não desistam, notarão os beneficios.

    Um abraço a todos (as).

  45. Respondendo para o Gustavo

    Oi Gustavo!

    As dicas que tenho para voc6e são as mesmas dadas anteriormente. Dê uma lida nos outros comentários!

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  46. Respondendo para o Ygor

    Oi Ygor!

    As soluções você conhece todas, não tenho o que acrescentar. Voc6e precisa treinar!

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  47. olá estou prestando um concurso cujo preciso fazer 6 barras em posição pronada e tenho um mês faço atualmente as 6 mas na fadiga máxima… gostaria de aumentar esse número a pelo menos 8, se eu fizer flexão na barra todo dia sem descanço por mais que não cresca o musculo ficaria mais fácil eu fazer as barras?
    obrigado desde já
  48. Respondendo para Philleas

    Oi Philleas!

    Com certeza, treinar é a solução!

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  49. O edital diz:
    A partir da posição inicial, dependurado na barra com os braços estendidos, o executante deverá realizar flexão ultrapassando a linha do queixo, na posição normal (olhando para frente), acima da linha superior da barra, retornando à posição anterior. As mãos deverão estar em pronação. Durante a execução, deve-se manter o corpo retesado, como se
    houvesse uma linha reta.
    Pergunta: ” Como ficam os dedos polegares quando as mãos estão em pronação? envolvem a barra ou ficam por cima dela ?
    • Respondendo para o Thiago

      Oi Thiago!

      A posição das mãos em pronação significam que devem estar com as costas das mãos voltadas para você. Geralmente os polegares ficam em oposição (envolvem a barra).
      Para evitar que o corpo se balance é preciso manter o abdomem contraído e o corpo todo “durinho”.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  50. O que devo fazer para evitar balanceios, ou o levante dos pés durante a execução da barra fixa ?
  51. Posso fazer no mesmo dia, flexão supinada e pronada??
  52. Oi pessoal!

    Vejo que a grande maioria tem problemas no inicio com o exercíco de barra. Eu tambem não fazia nenhuma barra até que um dia aprendi com um bombeiro que me deu a dica de que nos primeiros dez dias ficasse pendurado na barra por 1(um)minuto e no 11(décimo primeiro dia) começasse a fazer as barras. Para mim isto deu certo.

  53. Por favor, fui aprovado no concurso de Sargento da Aeronautica e nao estou conseguindo fazer a barra. Vc6 tem alguma dica para 1º eu pegar forca e depois conseguir puxar na barra ?
    eu tambem queria alguma ajuda pra fazer o marinheiro(flexao no solo)!
    Obrigado !
  54. ESTOU PRECISANDO FAZER 10 BARRAS E SO FAÇO 5 NO MAXIMO, COMPREI UMA MAQUINA Q SE ASSEMELHA AO MOVIMENTO DO REMO ELA SERVI PARA AJUDAR NO DESSENVOLVIMENTO PARA FAZER AS BARRAS. ABG
    • Respondendo para o André

      Oi André!

      O aparelho pode ajudar até certo ponto, mas o ideal é treinar o próprio movimento.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  55. oi denise!

    sou reserva de um concurso publico e o mesmo exige que se faça 3 repetiçoes na barra fixa com a pegada em pronaçao. quando comecei tentar fazer a mesma, nao conseguia nem subir hj jah fico pendurando na barra e consigo fazer uma mais nao passa disso.comecei a umas 3 semanas e gostaria de saber se tem algum exercico que possa fazer pra melhorar isso e se com a continuidade eu consiguirei fazer essas 3 repetiçoes.

    desde de jah agradeço sua resposta

    • Respondendo para o Willinton

      Oi Willinton!

      O melhor mesmo é treinar o próprio exercício. Tente usando o elástico para ajudar. Se quiser fazer outro exercício faça puxada nas costasna frente.

      *Houve um equívoco quando respondi à pergunta. Alertada por um professor, faço a correção.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  56. bom dia professor!
    queria saber o tempo ideal de descanso
    para treinar barra, dia sim dia nao, todo dia etc
  57. tenho de altura1,80e peso 115,0kg não consigu fazer nenhuma barra oque devo fazer para conseguir fazer barras pegada pronada? qual seria o peso ideal para minha altura para fazer barra pronada desde já agradeço sua resposta.
    • Respondendo para o Edson

      Oi Edson!

      No post existem dicas para facilitar a execução da barra. O peso adequado para sua altura pode variar de 65kg à 81kg, de acordo com o IMC.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  58. Olá Denise.

    Você teria alguma dica para aquecimento relativo ao exercício de barra? Eu consigo fazer duas (livres) e preciso de três. Sinto que quando eu faço o exercício completamente frio, meu rendimento diminui muito. OUvi falar que alongar a musculatura logo antes do exercício de barra, quando se quer desempenho, é ruim, pois o alongamento tira cerca de 20% da força da musculatura – isso é verdade?
    Outra coisa – me recomendaram um exercício que é similar à barra negativa – é pegar um elástico em forma de U, pisar nele com o pé, e fazer um exercício igual ao de bíceps, segurando pelo máximo de tempo possível na posição de contração. Estou achando que há uma evolução boa com esse exercício. O que você acha?

    Obrigado,
    Tiago

    • Respondendo para o Tiago

      Oi Tiago!

      Existe diferença entre alongamento e aquecimento. Existem estudos que apontam a possibilidade de haver perda de força muscular quando alongamos antes desse tipo específico de treino, mas isso é baseado em um modelo, portanto ainda não há dados que comprovem essa teoria. Particularmente quando treino pesado não alongo nem antes, nem depois. Faço alongamento em outra ocasião.
      O aquecimento específico é o mais indicado, você pode usar essa técnica do elástico, usar equipamento chamado gravitron ou ainda algumas repetições no pulley, sempre com cargas leves para não fadigar a musculatura antes do exercício principal.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  59. eu queria agradese pela esta ajuda a nos da musculação por e de grande ajuda esta emfomação
  60. eu agradeso pelas sua deteminação e bom desivomimento au fiscoturimo e atulisação com os novo exsecicio obrigado
  61. Olá, tenho um mês para fazer três barras e consigo mau uma, o que devo fazer? Qual a técnica? Será que é possível?
    • Respondendo para o Dario

      Oi Dario!

      Dê uma olhada nos outros comentário, todas as dicas estão ali!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  62. Olá, como disse acima, tenho que fazer três barras e com treino intenso já estava quase fazendo duas barras quando apareceu uma roxidão na parte de trás do meu músculo, fui ao ortopedista e ele disse que em 10 dias poderia voltar a malhar. Dúvida? Será que consigo voltar ao rítmo e consiguirei fazer 3 barras em 30 dias?
  63. Oi
    Gostaria de saber onde encontro esses elasticos para auxiliar na barra, obrigado, abraços.
  64. Prof(a), com barras fixas e flexões a gente consegue manter o nível muscular que conseguimos na academia? Quero ficar um tempo sem ir na academia, treinar mais ao ar livre e tenho acesso a barras fixas.Quais os exercicios que poderiam substituir um treino completo que não necessite o uso de pesos? Para se ter uma ideia da minha condição, consigo fazer 10 vezes barra fixa por vez e vinte flexoes na ponta do pé…
  65. Muito bom !! estou precisando de uma dica:

    Eu faço barra e flexão um dia sim e um dia não, os dois exercicios juntos no dia que eu faço.

    Você me recomendaria fazer por exemplo:

    Segunda-Flexão
    Terça-Barra
    Quarta-Flexão
    Quinta-Barra

    ?????????????

    • Respondendo para o Vitor

      Oi Vitor!

      Tanto faz, são estratégias diferentes, que só farão diferença dependendo de outros exercícios que você venha a fazer. Um trabalha dorsais (barra) o outro peitorais (flexão), o importante é que haja no mínimo um dia de descanso entre os exercícios para o mesmo grupo muscular.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  66. Parabens pelo site! Espero que continue online por muuuito tempo!
  67. Gostaria de saber como consigo evoluir de 5 para mais ou menos 14~16 barras em aproximadamente 6 meses.
    -
    Como posso separar as séries afim de aumentar gradativamente e eficientemente o número de barras,
    Desde já Grato,
    • Respondendo para o Ygor

      Oi Ygor!

      A resposta você mesmo deu!
      É aumentando gradativamente. Por exemplo: você faz 5 barras, então aumente para 6. Mais duas semanas tente 7 e assim por diante.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  68. eai,
    eu já consigo fazer aproximadamente 12 barras consecutivas, com uma pegada bem aberta(1 metro mais ou menos entre as mãos) e com a palma da mão virada para frente,e passando a barra por tras da cabeça,parecido com o exercício de desenvolvimento,faço este exercício depois de todo o meu treino de bíceps e dorsais,por isso gostaria de almentar a dificuldade do exercício porém não sei como?
    • Respondendo para o Lucas

      Oi Lucas!

      Faça um cinturão com caneleiras, coloque em torno da cintura e faça seu exercício normalmente!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  69. existe algum equipamento que
    eu possa ter em casa que
    imite ao maximo as barras ?
    um amigo disse a mim que tem
    um inclusive que pode ser
    ajustada a dificuldade do
    exercicio em niveis de peso.
    obrigado
  70. È certo fazer barra todos os dias ?
    • Respondendo para o Renan

      Oi Renan!

      Não é o ideal. Os músculos precisam de descanso. Experimente fazer dia sim, dia não. E faça outros exercícios para complementar seu treino e evitar desequilíbrios musculares que podem levar à problema posturais e lesões.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  71. Meus alunos e eu estamos aguardando e torcendo para podermos ler meu comentario postado no inicio de setembro/2010, para professora Denise Carceroni.
    Saudações esportivas
    Prof. Ricardo Guizeline
    • Respondendo para o Ricardo

      Caro Prof. Ricardo,

      Você e seus alunos poderão ver a resposta para sua pergunta no post Puxadas qual é a melhor?, logo abaixo da sua questão. Como poderá observar ela foi publicada no dia 14 de setembro.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  72. oi
    professor se fazer barras,costa,tricips , vai demora quantos meses para da resultado, se fazer nos dia sim dia nao ?

    brigado

    • Respondendo para o Caique

      Oi Caique!

      Depende de muitas variáveis, inclusive do que você chama de resultado. O ideal é que não treine os mesmos grupos musculares todos os dias.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  73. ola gostaria de saber se eu fazendo barra fixa e flexões de braço eu terei um bom desenvolvimento muscular, tenho 15 anos e ja consigo fazer 10 repetições tanto pronada quanto supinada, quero ganhar musculos a barra fixa ajuda ? desde ja eu agradeço ta show o site de vcs.Abraço.
    • Respondendo para Eliabe

      Oi Eliabe,

      A barra fixa ajuda, mas não faz tudo sozinha. Sugiro que converse com seu Professor de Educação Física para orientar em relação à outros exercícios.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  74. oi Profª
    eu gostaria de ganhar musculos e definição, faço diversos tipo de Barra num dia e Barra Paralela e Flexão(aberta e fechada) no outro (sabado e domingo descanço) eu queria saber se eu forço nas quantidades ou faço somente o satisfatório com series grandes ??? e se essa rotina é boa e funciona ???
    Desde ja agradeço a Atenção
    Obrigado Abraços !!!
    • Respondendo para o Tarcilio

      Oi Tarcilio!

      A divisão está boa, mas faltam exercícios. O ideal era incluir alguns movimentos com elásticos ou halteres. E as pernas??? Não treina? Vai virar um “V”!
      Peça ajuda à um profissional de educação física para montar um treino mais adequado.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  75. posso fazer pegada pronada e flexões na segunda, e na terça pegada supinada e um outro exercicio para biceps? ou teria que dar um descanso?
    • Respondendo para o Bruno

      Oi Bruno,

      O melhor seria fazer os exercícios de barra e bíceps em um dia e a flexão e tríceps em outro.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  76. Olá, pessoal sou andré tenho 43 anos ,altura 1,70 mt,peso 110 kilos,
    faço barra fixa e paralelas desde quando tinha meus 18 anos
    cheguei fazer series com 30 kilos assim 8×8 ,com 26 kilosseries de
    10×8 ; foi quando eu fiz um teste de força que chegou a 3 movimentos de 50kilos.
    Em hoje em dia estou machuca, com dores no cotovelo,e em algum musculo ou tendão que vai da axila até o cotovelo ,isto em braços diferentes.
    a minha pergunta é :
    Gostaria da opinião de vocês,gostaria de adaptar um barra ez na barra fixa ,então me fizessem uma analogia a respeito desta adaptação, em tudo que a envolve ,força ,rotação dos ombros,se pode utilizar cargas,devido a alta complexidade do exercicio,e tudo mais.Já agradecendo E ESTE SITE É OTIMO.
    • Respondendo ao André

      Oi André!

      Fico feliz que goste do site!

      Sua pergunta não é simples de responder pois exige uma análise biomêcanica, na verdade várias já que a barra EZ (barra W), colocada no lugar da barra fixa permitirá uma grande variação de pegadas. O movimento em si, irá trabalhar os mesmos músculos da barra fixa, possivelmente a proporção deve mudar de acordo com as pegadas, mas para afirmar com certeza seria necessário realizar uma eletromiografia, teste feito apenas em laboratório.
      Minha opinião é: se está lesionado não deve fazer barra! Faça o tratamento adequado e depois volte aos poucos.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  77. oi Profª gostaria de saber se devemos num exercio (paralela, Barra fixa e flexão) força até o extremo ??? e Prof° em questão as pernas (a senhora comentou na reposta q a srª me deu), para eu chegar em casa subo muito escada intão queimo o q eu naum tenho e geneticamente tenho canelas finas, escosta larga e ombros definidos, por isso naum faço muito exercicios para pernas eu acho q naum dão muitos resultados… e ai o q a Srª acha ????
    • Respondendo para o Tarcílio

      Oi Tarcílio!

      Não há problema em fazer força ao extremo, desde que consiga manter a postura correta.
      Quanto às pernas é justamente o contrário, você precisa exercitá-las para que possam ficar mais fortes, mas apenas subir escadas não vai resolver.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  78. Sra Denise. nas barras paralelas, que musculos posso trabalha?
  79. Denise, tudo bem? tenho bastante dificuldade de executar o exercício de barra fixa. Tenho 30 anos e estou malhando a 4 meses, mas ainda não consegui fazer barra. Tem algum link que mostre o movimento com o elástico que você falou?

    ps: estou treinando para o TAF da polícia federal, corro, salto, mas a barra….um desastre. Bjs

    • Respondendo para a Izabelly

      Oi Izabelly!

      Não tenho nenhum link, mas vou tentar fazer uma foto para colocar aqui.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  80. olá professorra,gostaria de saber a respeito de cargas na barra fixa, a qual, me refiro é as correntes , estive pesquisando,mas so me deixou mais em duvida, a professora me poderia me esclarer a este respeito,
    agradeço ´por sua atenção.
    • Respondendo para o André

      Oi André!

      Não seria o uso de correntes no supino ou no agachamento?
      Por favor, explique melhor o que você quer?

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  81. olá,professora, a sobrecargana qual me referi seria das correntes ,colocadas na cintura para fazer barra fixa e barra paralela,
    este tipo de treinamento;
    quando seria melhor usado,
    seus beneficios,
    o pais quem mais se utilizou deste treinamento para com seus atletas,
    aonde nasceu,
    aonde posso saber mais,
    videos(endereços)
    professora me perdoe por fazer tantas perguntas,este assunto me causou curiosidade por eu gostar deste aparelho.obrigado
  82. oi,profa.
    Não tenho tempo de malhar em uma acadêmia, por isso resolvi malhar por conta própria em minha casa.Comprei uma barra de porta e gostaria de saber se é viável malhar apenas com a barra e se é possível obter ganhos apenas com a barra?
    • Respondendo para o Rafael

      Oi Rafael!

      Você conseguirá algum resultado, mas será um treino extremamente limitado. Existem inúmeros grupos musculares que você não conseguirá treinar usando apenas a barra.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  83. oi .qual a forma correta de posiciona as mãos na barra?…com a palma da mão para fora ou para dentro?
  84. Oi Denise,barra fixa pronada está sendo um grande desafio,sinto muita dificuldade,mais sou guerreiro,no começo eu sentia muita dor na mão e hoje não sinto mais,fico pendurado na barra de uma forma prazerosa,as vezes consigo fazer uma repetição passando o queixo da barra e outras somente até a altura da barra,que para muitos concursos eu estaria eliminado,por outro lado estou fazendo flexões de braço com mais facilidade,isso se deve aos exercícios de barra pronada ?
    • Oi Jean,

      Os músculos que atuam de forma principal nos dois exercícios são diferentes. Provavelmente melhorou na flexão, por treinar o prõprio exercício.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  85. sinto dores no joelho esquedo ficou mais enteça quando comecei fazer academia devo para ou diminuir nos peso?
  86. Olá! Comprei aquelas barras de porta para começar a treinar para concurso. Sou bem magro e consigo no máximo uma barra.. o que devo fazer para aumentar a força e conseguir fazer as séries que foram propostas aqui? Nunca treinei, apenas faço alguns exercícios em casa. Obrigado!
    • Oi Luiz,

      A melhor maneira de conseguir fazer um determinado exercício e treinando ele próprio.
      Nesse post tem três dicas de como você pode facilitar o exercício.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  87. Boa noite, tenho 30 dias pra fazer 3 barras pronadas, e comprei um elástico chamado pullup revoltution é possivel que eu consiga esse resultado treinando apenas com o elástico em 30 dias?
    • Oi Grasy,

      O elástico vai auxiliar a execução do exercício.
      Quanto antes você conseguir realizar sem usá-lo, melhor.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

Trackbacks/Pingbacks

  1. Notícias Online - Exercícios na Barra...Os exercícios de flexão, realizados na barra fixa, são e difícil execução e trabalham basicamente a musculatura das …
  2. Fique INforma » Blog Archive » Teste Físico (TAF) para concursos: dicas para passar na prova I - [...] Exercícios na barra [...]
  3. Exercícios para as costas – dorsais – parte 1 | Fique Informa - [...] os joelhos ou um equipamento que ajuda seu corpo a subir, conhecido como “gravitron”. Clique aqui e veja mais …
  4. Exercícios para as costas ? dorsais | EFBR - [...] apoiar os joelhos ou um equipamento que ajuda seu corpo a subir, conhecido como ?gravitron?. Clique aqui e veja …

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>