A Fit Ball ou bola de pilates é um acessório que permite executar uma infinidade de exercícios, alguns bem simples como ficar sentado sobre a bola, alguns que utilizam de outros acessórios como faixas, caneleiras e halteres, alguns desafiadores que usam apenas a movimentação corporal. É desse último tipo que vou falar. Fazer exercícios desafiadores na bola traz mais do que benefícios físicos como força e equilíbrio, traz o prazer de fazer algo que você julgava nunca conseguir realizar.

Selecionei quatro exercícios desafiadores com a bola que estão no livro Exercícios com a Bola – Um Guia Prático escrito pela Fisioterapeuta Daniela Silva Martins e pela Profissional de Educação Física Ticiane Marcondes Fonseca. O livro é excelente e para quem quer aprender uma boa variedade de exercícios, eu recomendo!

Quatro exercícios desafiadores na bola para fazer em casa

Já testei os quatro exercícios abaixo e usei-os na época em que dava aulas de pilates. Eles estão na sequência de dificuldade e se você não tem muita habilidade, tenha certeza que já domina o movimento, antes de partir para o próximo. Convém não tetar fazer os exercícios próximo a objetos, pois sempre há a chance de cair.

1- Ovo
O objetivo desse exercício é desafiar o equilíbrio, estabilizar a articulação dos ombros (cintura escapular), mobilizar a coluna, quadril e os joelhos.

Para iniciar deite sobre a bola, apoie as duas mãos no chão e desloque-se para frente até sentir que os joelhos estão sobre a bola. Nesse momento comece a flexionar os joelhos, e o quadril, puxando a bola para frente. Se conseguir sente-se nos calcanhares.

Exercícios desafiadores na bola 1

2- Ovo (variação)
Para aumentar a dificuldade, eleve uma perna de cada vez.

Exercícios desafiadores na bola 2

3- Esquiador ou Esqui

Nesse exercício os objetivos são os mesmos do ovo, o exercício anterior.

A execução é bem parecida, diferença está em levar a bola de um lado para o outro, inclinando o quadril.

Exercícios desafiadores na bola 3

4- Esquiador (variação)

Para aumentar a dificuldade, estenda um joelho levando a perna para a lateral.

Exercícios desafiadores na bola 4

E aí? Conseguiu fazer? Deixe um comentário, envie sua fotos para colocar nas nossas redes sociais!

Quer comprar o livro Exercícios com a Bola – Um Guia Prático e aprender mais? Clique aqui!