No primeiro texto falei sobre o que é escoliose, agora irei tratar sobre como prevenir e quais os exercícios que podem deixar sua coluna mais saudável.

Além dos ossos (vértebras), nossa coluna é constituídas por discos intervertebrais que  são feitos de material fibroso e gelatinoso, desempenham a função de amortecedores e dão mobilidade para nos locomover, correr, saltar, girar o tronco e a cabeça. Cada disco é formado por um núcleo pulposo interno e do ânulo fibroso externo. Os músculos e ligamentos que ajudam a manter essa estrutura.

escoliose

Uma das coisas que devemos tomar muito cuidado com a nossa coluna, é o tipo de sobrecarga que utilizamos nos dia-dia, principalmente aqueles que trabalham carregando/levantando peso. A forma que dormimos, levantamos da cama, sentamos, dirigimos e carregamos nossos matérias, (mochilas, bolsas, leptop e  etc), podem ter uma influencia direta na estrutura de nossa coluna ao longo do tempo.

Todos esses hábitos ruins podem levar ao aparecimento da escoliose e outros problemas na coluna.

Prevenção da escoliose

A melhor maneira de prevenir problemas como a escoliose é através da conscientização.

Empresas que se preocupam com a qualidade de vida e na saúde de seus funcionários podem ter excelentes resultados com a realização de palestra e seções de ginástica laboral. Investir em postos de trabalho mais ergonômicos (cadeiras anatômicas e mesas que se adequam mais ao tamanho de seus funcionários, por exemplo), também é uma forma de prevenir problemas na coluna.

Exercícios e escoliose

No caso das escolioses estruturais, aquelas onde há o comprometimento da estrutura óssea, os exercícios não devem ter o objetivo de resolver o problema, eles devem ser feitos para melhorar a qualidade de vida do indivíduo e desacelerar o aumento da curvatura. Nesses casos pode ser necessário o uso de palmilhas e coletes (tratamento conservador), sempre com indicação do médico ortopedista e acompanhamento de fisioterapeuta.

As escolioses não-estruturais, onde não há o comprometimento da estrutura óssea, são as que mais se beneficiam dos exercícios, pois eles podem de fato, através do alongamento e do fortalecimento, melhorar a postura e desaparecer com o problema. Neste caso os Profissionais de Educação Física podem fazer a prescrição e acompanhamento dos exercícios, sempre seguindo a indicação a do médico ortopedista e somente se tiverem experiência e conhecimento sobre esse tipo de problema.

A escolha do exercício

Não existe um exercício específico para a escoliose, pois além de tipos diferentes as curvas também podem ser diferentes. O trabalho é basicamente de fortalecer o músculo que está fraco e alongar o que está encurtado, isso não é difícil. A principal questão é através dos testes e exames identificar esses músculos, inverter o que deve ser feito pode comprometer ainda mais a coluna. No caso de escolioses estruturais, algumas vezes é necessário a inclusão de exercícios respiratórios, pois pode haver o comprometimento dessa função.

Não usar sobrecargas axiais (acima dos ombros, da cabeça), também ajudam a não piorar a escoliose e vários outros problemas na coluna.

Lembre-se

Nenhum exercício será capaz de ajudar a sua coluna se você não mudar seus hábitos posturais no dia-a-dia