No jogo da Copa de 2014 entre Brasil e Colômbia pelas quartas de final Neymar Jr. sofreu uma entrada desleal do colombiano Zúñiga que atingiu a coluna do jogador com o joelho, causando a fratura de uma vértebra.

A lesão na coluna de Neymar foi no processo transverso da terceira vértebra da coluna lombar e embora não seja considerada grave, levará semanas para se recuperar. Nosso craque está fora da Copa.

Lesão na coluna de Neymar vertebra lombar 1

Entenda a lesão na coluna de Neymar na Copa

A coluna é dividida em quatro partes. De cima para baixo temos a região cervical (pescoço), região torácica (parte superior do tronco na altura dos pulmões), região lombar (altura do umbigo) e região sacral (no bumbum). Cada uma dessas regiões é formada por um conjunto de vértebras, cada parte da vértebra tem uma função e recebe um nome. As imagens abaixo mostram a região da lesão da coluna de Neymar e a parte da vértebra que foi lesionada.

Lesão na coluna de Neymar

Região lombar da coluna e a localização da vétebra lesionada

O processo transverso são essas asinhas que estão nas laterais da vértebra é tem como função a movimentação. Neles estão inseridas a musculatura paravertebral.

Lesão na coluna de Neymar vertebra lombar

Vértebra Lombar

O local da lesão não compromete os nervos, que costuma ser a maior preocupação quando pensamos em fratura da coluna, mas é extremamente dolorido.

Qualquer movimento que o jogador faça, vai gerar uma contração muscular, que vai movimentar o local da fratura. O osso é recoberto por uma fina película chamada de periósteo, é o rompimento dessa película a causa da dor. Sendo assim o choro do jogador é totalmente justificado. O tratamento é conservador, não necessita de cirurgia, apenas repouso, uso de analgésico e um colete que imobiliza a região ajudando a controlar a dor.

Essa é a imagem do exame realizado pelo jogador Neymar Jr. Nela é possível ver com clareza a lesão na coluna. Uma fratura compelta do processo transverso da terceira vértebra lombar.

Lesão na coluna de Neymar vertebra lombar exame de tomografia

Tomografia Computadorizada da Coluna de Neymar

A recuperação nesses casos pode levar de 4 a 6 semanas e é completa, possibilitando retornar às atividades normais. O prognóstico para a recuperação do jogador é boa por se tratar de um atleta e também por ser jovem. Torcemos pela sua recuperação!