Tenho percebido que há um pouco de confusão quando falamos esses termos. Elíptico ou Transport qual a diferença? Acontece que todo Transport é um elíptico, mas o contrário não é verdadeiro. Ainda não entendeu? Transport é uma marca de um aparelho elíptico, a marca mais famosa, e que acabou se tornando sinônimo. Assim como Gilette é marca e Maizena também.

Então elíptico e transport são a mesma coisa, diferindo apenas na marca. Trata-se de um equipamento cardiovascular, facilmente encontrado na academias, mas que também pode ser usado para se exercitar em casa. Ele é vocacionado para melhorar o condicionamento físico e muito usado por quem quer emagrecer, principalmente por pessoas que estão acima do peso.

Conheça melhor o elíptico ou transport!

Muita gente acredita que o elíptico ou transport são a melhor opção de exercício cardiovascular para quem está acima do peso porque não tem impacto. Mas isso é uma meia verdade, embora seja realmente bom, o impacto existe, mas é muito reduzido, o que é apenas uma questão de entender o que de fato acontece.

Escolher entre fazer o exercício na esteira, bicicleta ergométrica ou no elíptico para quem está com o peso normal é simplesmente uma questão de gosto. Faça aquele que trouxer mais prazer, for mais divertido ou que você se adaptar melhor. Combinar os equipamentos fazendo um pouco de cada também pode ser uma boa opção para quem precisa de motivação.

O elíptico tem versões com manoplas móveis  que se movimentam para frente e para trás, possibilitando um aumento mais rápido da frequência cardíaca e um exercício mais completo. E tem versões nas quais o apoio para mãos é fixo, permitindo àquelas pessoas que tem dificuldade em manter o equilíbrio de ser exercitar com mais segurança.

A maioria dos modelos é equipada com sensor de batimentos cardíacos, mas na ausência deles é possível usar um monitor cardíaco.