Ao contrário do que muitos pensam e do que é difundido pelo senso comum, a dor muscular sentida nos dias seguintes à prática de um exercício vigoroso não acontece pelo acúmulo de ácido lático. O lactato sanguíneo é um produto metabólico final que pode causar dor, mas que desaparece rapidamente.

Em exercícios exaustivos cerca de 50% do ácido lático produzido é removido em aproximadamente 25 min de repouso. Assim fica claro que aquela dor sentida nos dias seguintes à pratica de exercícios, não poderia ser causado pelo acúmulo do lactato.

dor-dia-seguinte-dor-muscular-tardia

 

O que causa a dor muscular tardia ou dor do dia seguinte?

A dor do dia seguinte ou dor muscular tardia pode ocorrer de 6 a 56 horas após a atividade. Existem algumas teorias  que tentam explicar sua causa:

  1. Teoria do tecido cortado, onde micro cortes no tecido muscular seriam a causa,
  2. Teoria do tecido conectivo, micro-rupturas ocorreriam no tecido conjuntivo próximo às células musculares que os unem.
  3. Teoria da inflamação, a dor sentida seria um processo natural do nosso corpo tentando sanar os danos ocasionados pelo treinamento

Qualquer pessoa está sujeita à essas dores, mesmo aquelas treinadas. Elas estão relacionadas à atividades que seu corpo não está acostumado ou ao aumento na intensidade/volume dos exercícios que você faz habitualmente, mas ainda não há uma explicação para ela acontecer.

Existe uma cultura da dor, na qual as pessoas acreditam que se está doendo é porque o treino foi bom, fez “efeito”, no entanto também pode representar justamente o inverso, que o treino foi excessivo. E não temos como saber quando cada um deles é verdade.

Uma vez instalada a dor é importante evitar que ela se agrave, já que dor é sempre um indicativo de que algo não vai bem no nosso corpo. Desta forma evite exercícios vigorosos, faça alongamentos e massagens leves, bem leves. Se a dor persistir por mais de 7 dias procure um médico.