É comum sentir as mãos inchadas durante a caminhada. O inchaço das mãos ocorre em função do seu posicionamento durante o exercício. Braços mantidos ao longo do corpo dificultam o retorno venoso, ou seja o sangue desce, pois é bombeado pelo corações, mas tem dificuldade para voltar.

O sangue é responsável pela oxigenação dos músculos, além do inchaço das mãos, quando sua circulação está prejudicada, pode gerar formigamento e sensação de coceira, que são outros sintomas que podem aparecer quando as mãos estão inchadas.

No texto ‘Por que a mão incha quando faço caminhada’, explico com mais detalhes os motivos que levam à esse desconforto durante a caminhada.

inchaço das mãos

Como evitar o inchaço das mãos durante a caminhada

Reuni cinco dicas que podem ajudar a melhorar o inchaço das mãos durante a caminhada e costumam funcionar muito bem! Experimente algumas delas e veja qual traz o melhor resultado para você.

  1. Utilize a gravidade a seu favor: de vez em quando rode os braços, deixando as mãos acima da cabeça, para que o sangue desça em direção ao coração.
  2. Durante trilhas e caminhadas mais longas utilize um cajado ou mantenha as mãos na alça da mochila, perto do ombro, para facilitar a circulação no braço.
  3. Ao sair para caminhar, retire objetos apertados que possam prejudicar a circulação sanguínea, como anéis. Relógios não trazem problemas se estiverem folgados. Já pulseiras justas e elásticos podem comprimir o punho e dificultar o retorno do sangue.
  4. Mexa os punhos, agite os dedos como quem toca piano, feche e abra a mão. Apertar bolinhas de borracha também ajuda, já que esse movimento espreme os vasos da mão e ajuda a bombear o sangue.
  5. Se, apesar desses cuidados, a mão ficar inchada, mergulhe-a em água com gelo. A vasoconstrição gerada pelo frio ajuda o retorno do sangue. Ficar deitado também pode ajudar.