A corrida de rua é uma das modalidades mais praticadas atualmente, fala-se em 4 milhões de pessoas. Por tratar-se de uma atividade que pode ser feita em qualquer lugar, muitos praticantes correm sem orientação profissional o que pode resultar em lesões. Veja aqui as mais comuns:

Fraturas por Estresse: A fadiga muscular é a principal causa. Acomete principalmente pessoas que fazer treinos longos, aquelas que não respeitam os descansos e as que trocam repentinamente superfícies macias pelas duras. Além da dor pode aparecer inchaço.

Joelho de Corredor (Condromalacia – Síndrome Patelo-Femoral): A fadiga muscular pode contribuir para a lesão com o aumento da sobrecarga na articulação. A cartilagem patelar perde a capacidade de absorver nutrientes e morre causando seu desgaste pelo atrito. Outros fatores podem contribuir como diferença de forças entre a musculatura interna e externa da coxa e o ângulo na articulação do quadril aumentado (conehcido como ângulo Q, comum em mulheres). Causa dor e é classificada em quatro graus diferentes.

Tendinite no Tendão do Calcâneo: Excesso de esforço, contato do tendão com o tênis, frequentes estiramentos da região (corrida em subida), são as causas mais comuns. A lesão causa inflamação e microruptura.

Canelite: Comum em iniciantes, pode acontecer quando a posição do corpo fica anteriorizada, correr com passadas muito largas e com o uso de tênis inadequado. Ocorre a inflamação nos tendões e músculos na região anterior da perna, causa dor ao tentar extender os dedos e em exercícios de impacto.

Osteotite do Púbis: Correr com passadas muito largas pode provocar uma ligeira separação da articulação, com enrijecimento da cartilagem. Causa dores muito fortes.

Periostite Tibial: Correr em terrenos duros e acidentados são a principal causa desta lesão. Acomete uma fina película que recobre os ossos e causa dor muito forte.

Entorses no Tornozelo: É a mais comum de todas e pode ocorrer por diversos motivos, desde a fadiga muscular até em função de terrenos acidentados. Qualquer tipo de torção afeta os ligamentos, mesmo que de forma leve e merece ser tratado com cuidado.

 Tratamento:

Em todos os casos a recomendação é suspender os treinos de corrida imediatamente. O uso de gelo, anti-inflamatórios, exercícios de fortalecimento/alongamento, uso de joelheira/tornozeleira, deve ser feitos apenas após a consulta de um médico especialista. Lembre-se que o Professor de Educação Física, pode até conhecer o procedimento por vivenciar esses tipos de caso com freqüência, mas não é o profissional indicado para prescrever o tratamento.

Prevenção:

Em todos os casos a orientação de um Profissional de Educação Física é fundamental. Fazer alongamento, trabalho de fortalecimento, respeitar os dias de descanso e não realizar treinos pesados seguidamente.