Você sabe quantas calorias o seu corpo gasta para se manter? Sim, pois gastamos calorias em todas as nossas atividades diárias, inclusive para dormir! Existem algumas formas de calcular o gasto calórico.

O gasto calórico é influenciado por diversos fatores, dentre eles, o peso corporal, gênero e nível de atividade física diária.

A melhor maneira de medir o gasto calórico é por meio de teste de esforço cardiorespiratório (ergoespirométrico). Para fazer esse teste é necessário que seja feita a solicitação por um médico e nem sempre conseguimos por ainda existir a ideia de que é um teste mais indicado para atletas, o que não é verdade.

Calcule seu gasto calórico

Leia também: Calcule seu Gasto Calórico – parte II

É possível calcular seu gasto calórico usando algumas fórmulas matemáticas. Essa é uma forma simples e não muito precisa, mas que nos dá uma ideia desse valor.

  • Para mulheres: 22 x peso corporal
  • Para homens: 24 x peso corporal

Este será o valor do seu metabolismo basal ou seja a quantidade mínima de calorias que seu corpo gasta diariamente, independente do tipo de atividade que você faz. Se você se exercita esse valor será maior. Quer saber quanto?

Multiplique seu resultado pelo valor abaixo que mais se aproximar das características de suas atividades:

  • Sedentário (passa quase o dia todo sentado): 1,2
  • Baixa Atividade (caminha ou pratica exercícios 2x por semana): 1,3
  • Atividade moderada (faz atividades físicas 3x por semana): 1,4
  • Atividade Elevada (treina mais de 3x por semana): 1,5
  • Atividade muito intensa (exercita-se intensamente, todos os dias): 1,6

O resultado desse cálculo será o valor aproximado da quantidade de calorias gasta por você diariamente. Como comentado acima, este cálculo não é preciso, existem testes que permitem determinar melhor esses valores, contudo eles nos servem de referência para sabermos se estamos enfiando o pé na jaca ou não!

Se você ingere mais calorias do que está gastando vai engordar.

Se você ingere menos calorias do que está gastando vai emagrecer.