Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Personal Trainer: custa caro?

Fui entrevistada pelo Blog Entrevistas Blogs onde foram abordados diversos assuntos e uma das perguntas feitas pela Luciana Santos foi: Analisando o custo benefício, diga sinceramente, custa caro um personal trainer?

Personal Trainer

Respondi que tudo é uma questão de referência. O que é caro para uns pode não ser para outros. Vou dar aqui um exemplo diferente daquele que usei na entrevista.

O que você faria com 100 mil reais?  Há quem responda que compraria um imóvel, há quem diga que compraria um carro e ainda há aqueles que comprariam umas roupinhas novas.

Com o personal não é diferente, existe serviço de tudo quanto é preço. E ainda assim pode ser caro para muitas pessoas, mas há quem nem questione se o valor que está sendo pago é adequado ao serviço prestado.

Antes de pensar no preço pergunte-se porque precisa de um personal. Se é por que seu amigo tem um…esqueça! Seja o preço que for, será caro! Justifica-se o atendimento individualizado quando existe a necessidade de uma atenção especial. Por exemplo: pessoas que tem problemas de saúde (coluna, joelho, coração, diabetes) , deficientes, gestantes e idosos (em alguns casos), pessoas com dificuldade para emagrecer.

Como qualquer outro tipo de produto ou serviço é preciso analisar muito bem seu custo-benefício. No caso do personal peça um currículo para analisar, um currículo pobre não justifica um valor alto. Considere a formação, na dúvida sobre o curso faça uma busca no INEP, verifique se o profissional tem pós-graduação, quais são as especializações, se está atualizado, se é vinculado à alguma instituição e se tem registro profissional (CREF). É claro que nada disso garante a prestação de um bom serviço, mas pelo menos ajuda a justificar o valor que está sendo cobrado.

Dica para pedir um desconto…

As academias costumam cobrar do personal um determinado valor pela utilização das suas instalações para ministrar as aulas. Em São Paulo esse valor pode chegar a quase R$ 40,00 por aula que são repassados para o aluno, portanto se você vai treinar no parque, no seu prédio ou nas poucas academias que não cobram essa taxa…negocie!!!

De qualquer forma não esqueça que o personal trainer é um profissional da área da saúde e deve ser bem remunerado pelo trabalho que presta.

/>

9 Comentários

  1. Adorei a entrevista, e também a resposta, mesmo porque concordo com o que você disse.
    Acredito que o problema seja que as pessoas tendem a desvalorizar a profissão (coisa que fazem com quase todas, a não ser quando estão precisando).

  2. Oi Luciana,

    Pois é…essa desvalorização existe mesmo, em todas as profissões, com certeza. O que acho pior é que muitas vezes essa desvalorização parte do próprio profissional. Aceitam receber um valor ínfimo pelo serviço que prestam, esquecendo-se do tempo e o dinheiro investido em sua formação.
    Mais uma vez obrigada pela oportunidade!
    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  3. Professora Denise, eu estou escrevendo um trabalho sobre essas taxas que as academias cobram do personal training e até algumas vezes dos proprios alunos, mas eu estou tendo dificauldades para encontrar bibliografias, por ser um tema pouco trabalhado…queria saber se vc tem alguma coisa sobre esse assunto ou me sugere alguma coisa, vc já teve ter passado por muitas dessas situações…agradeço desde já

    Luiz Sidnei Penteado -Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

  4. Recentemente ministrei um curso onde um dos tópicos era a valorização do profissional, no caso personal trainer. E umas das questões colocadas é que vão sempre existir profissionais cobrando os mais diversos preços, o que deixei claro para os profissionais que estavam no curso foi: Agreguem VALOR ao seu serviço e não tenham medo de cobrar um PREÇO justo.
    Abração e parabéns pelo tema!

  5. eu tenho 38anos e 1.66 e estou pesando no momento 97 kilos,e gostaria de ter um personal pois sozinha nao tenho conseguido, e com esse aumento de peso minha saude esta debilitada eu preciso realmente de ajuda

    • Oi Maria Veronica,

      Se você for de São Paulo ou de Belo Horizonte, posso indicar alguém. Se for de outra cidade recomendo buscar no site da Sociedade Brasileira de Personal Trainer.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      • Boa noite.

        Estou acima do peso e sou hipertensa. Gostaria se possível que me indicasse um profissional para um programa de emagrecimento para mim e reforço muscular para meu marido.
        Como você citou anteriormente, teria um para nos indicar, estamos em Belo Horizonte.

        Grata.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Fique INforma » Blog Archive » E afinal, o que é o Personal Trainer? - [...] Personal Trainer: custa caro? [...]

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>