Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Varizes e aula de jump

Recebo inúmeras perguntas sobre varizes e aula de jump. Se aula de jump causa varizes, se quem tem varizes pode fazer aula de jump, se aula de jump piora as varizes, dentre outras. Durante muito tempo deixei essas questões sem resposta, pois não encontrava, nenhum artigo sobre o assunto varizes e aula de jump, também perguntei a vários profissionais que ministram curso de jump se tinham alguma informação, sem sucesso. Além disso diversos médico consultados, simplesmente ignoravam minha pergunta, e faço questão de mencionar isso, porque finalmente um médico, um conceituado Angiologista (que trata justamente de problemas vasculares), não só respondeu ao e-mail que eu enviei, como escreveu um texto sobre o assunto. Vamos então ao que o Dr. José de Amorim Andrade, membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia e membro da Wound Healing Society, explicou sobre varizes e aula de jump.

aula de jump e varizes

Entendendo o que são as varizes

Varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas.

De acordo com o Dr. José de Amorim Andrade os portadores de veias varicosas (varizes) têm como queixa principal o desconforto estético. Os sintomas evoluem para dor, peso, cansaço, queimação, inchaço e nos casos de doença venosa mais avançada  pode ocorrer   a formação de feridas.

Já comentei aqui no blog que o coração bombeia o sangue para baixo e os músculos das pernas , principalmente da panturrilha, ao se contraírem ajudam o sangue a retornar para o coração, juntamente com o impacto dos pés no chão, a cada vez que pisamos. Como os músculos da perna não são tão eficientes quanto o coração e ainda por cima contam com a ação da gravidade, as veias por onde esse sangue retorna são dotadas de válvulas que garantem que o fluxo seja em uma só direção. Isso quando essas válvulas funcionam perfeitamente…

No caso das varizes essas válvulas não funcionam muito bem, havendo um refluxo do sangue, ou seja, ao invés de subir de volta ao coração, uma parte do sangue retorna para baixo, acumulando-se com aquele que está subindo, causando a dilatação das veias.

A ilustração abaixo ajuda a entender o que acontece.

varizes funcionamento da veia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Varizes e Aula de Jump

Quando saltamos seja no solo ou na cama elástica (no jump), o impacto causado nos membros inferiores faz com que aumente o fluxo de sangue nas veias e por consequência aumenta também o a exigência das válvulas, conforme explica em seu texto o Dr. José.

Imagine o seguinte:

Quando você faz o impulso para subir, no momento do salto, os músculos da panturrilha se contraem. Para conseguir sair do solo, eles precisam se contrair com uma força maior do que quando você caminha, por exemplo. Essa contração mais forte bombeia o sangue com mais força também, o que favorece a circulação sanguínea.

No momento seguinte seu corpo volta ao solo, gerando o que chamamos de impacto. Impacto como já expliquei (clique aqui para ler) é a força de reação do solo (FRS), ou seja o solo devolve para seu corpo a mesma força que você aplicou sobre ele. Na prática isso significa que aquela coluna de sangue que você mandou para cima faz força para baixo. Faz força para baixo exatamente na válvula que está tentando impedir o sangue de voltar, até a próxima contração que irá mandá-lo para cima novamente.

Aula de jump não causa varizes, ao contrário pode ajudar na prevenção a medida que exige um trabalho contínuo dos músculos da perna, favorecendo o fortalecimento deles e tornando-os mais eficientes nessa função de bobear o sangue para cima. Contudo é possível que algumas pessoas notem o aparecimento de varizes após iniciarem o treinamento com jump. Isso ocorre pois já havia uma predisposição para o aparecimento das varizes, as válvulas já não estavam funcionando muito bem e o aumento no fluxo de sangue causado pela prática do exercício também aumentou o refluxo, como expliquei acima, fazendo com que aparecessem as varizes.

http://oferta.vc/1AMI

Respondendo à tão esperada questão:  quem tem varizes pode fazer aula de jump?

De acordo com o que o Dr. José de Amorim Andrade explica no seu texto, quem tem varizes pode  fazer aula de jump!!! Como também já foi falado aqui, inúmeras vezes, o impacto gerado ao saltar no jump é menor do que aquele gerado ao saltar no chão. Ele equivale a aproximadamente ao impacto da corrida, segundo estudos biomecânicos em plataforma de força. Sendo assim saltar no jump é melhor, para quem tem varizes, do que pular corda, por exemplo.

Apesar dos exercícios feitos nas aulas de jump representarem um contribuição negativa para aqueles que já têm varizes o Dr, José explica que sempre sugere a utilização de meias elásticas apropriadas, pois elas auxiliam no funcionamentos das válvulas. De qualquer forma ele alerta: “As meias elásticas devem ser prescritas por profissional experiente. Adquiri-las de forma aleatória em lojas especializadas pode representar um risco na medida em que essas meias devem respeitar critérios de medida, tamanho, pressão, etc.”

Atenção!

Mesmo sendo possível para quem tem varizes, fazer aulas de jump, é imprescindível que um médico angiologista seja consultado para fazer a sua liberação, pois existem casos mais graves que mesmo com o uso das meias, a prática é contra indicada. Uma boa referência é a corrida, por oferecer um impacto semelhante.

Além disso é o médico que irá prescrever qual tipo de meia deve ser usada.

Você pode ler os textos do Dr. José de Amorim Andrade no blog Angiologia Online e se consultar com ele na Clínica Cura Ativa, no Rio de Janeiro.

12 Comentários

  1. muito obrigado pelo esclarecimento foi muito util e de grande ajuda.

  2. eu tenho uma amiga que esta fazendo o jump, e depois q ela começou aumentou
    mais as varizes dela e porque será?

    • Oi Vanda,

      Provavelmente porque não está seguindo as recomendações do médico angiologista para a prática do exercício.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  3. Muito obrigado..adorei a matéria;-)

  4. Adorei esta explicação.Quero perder peso neste ano novo e tinha medo de fazer jump por causa das varizes. Vou consultar o angiologista como foi sugerido.Muito obrigada!

  5. Eu gostei de saber mais sobre esse ,assunto a gente tira todas as duvidas sobre as questoes das varizes

  6. Gostei muito da matéria foi muito importante para tirar minhas dúvidas.

  7. Eu amei a explicação, tirou todas as minhas dúvidas, fiquei mais animada…

  8. gostei da entrevista,portanto ainda tenho duvuda, realizei cirurgia de varizaes há 1 mes e gostaria de retornar ao jamp,posso? meu médico nao foi tao claro por isso a duvida, att

  9. ola eu fiz uma cirurgia tirei a safena da perna direita do tornozelo ate o joelho ja faz 1 ano e 2 meses ja posso fazer o jamp, o medico me diz q eu poderia voltar a fazer a musculaçõ que eu gosto muito

Trackbacks/Pingbacks

  1. Para que serve aula de jump? - [...] pode ser ótima na prevenção de varizes, por exemplo. (Se você já tem varizes e quer fazer jump leia …

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>