Em 2013 escrevi texto explicando para que serve a aula de jump, mesmo assim muitos leitores perguntam para que serve o jump, por isso vou falar um pouco sobre esse equipamento que virou febre nas academias no início dos anos 2000 e que acabou ficando.

O jump tem origem no trampolim acrobático, equipamento cujo os primeiros registros datam de 1911, em 1938 criaram um protótipo menor para popularizar a atividade, a partir de 1975 essa atividade passou a ser praticada em diversos países, mas a aula de jump, como conhecemos hoje, nasce no Brasil em 2001 criada pela Professora Cida Conti. O trampolim também é usado pela NASA com objetivos terapêuticos para os astronautas.

para que serve o jump

Para que serve o jump?

O jump pode servir para muitas atividades. Nas aulas oferecidas nas academias de ginástica, conhecidas por Jump Fit (aula pré-coreografada da empresa Fit Pro), Power Jump (aula pré-coreografada da empresa Body System) ou simplemente Jump, servem principalmente para melhorar o condicionamento físico.

Sobre essas aulas, as duas perguntas mais comuns são se emagrecem e se fortalecem as pernas. E a resposta é depende, para ambas!!!

Jump emagrece?

Por se tratar de uma atividade aeróbia, que pode promover um alto gasto calórico, a aula de jump pode sim ajudar a emagrecer, no entanto o emagrecimento não depende apenas do exercício, mas também da alimentação.

Jump fortalece as pernas?

Quanto a fortalecer as pernas, de fato, isso pode acontecer, por se tratar de uma atividade que exige bastante delas, mas não é uma atividade vocacionada para isso. Se seu objetivo é o fortalecimento o ideal é que procure associar à uma atividade mais apropriada como a musculação, aulas de ginástica localizada e até mesmo o pilates feito em aparelhos.

Além disso, para serve o jump?

Dependendo da criatividade do professor o jump pode ser usado em atividades diferentes das tradicionais aulas que levam o nome do equipamento.

Ainda pensando no condicionamento físico o jump pode ser usado em treinamentos em circuito como estratégia em diversas atividades, alternando o seu uso com outros exercícios. Ele também pode substituir o exercício realizado na esteira, na bicicleta ou no elíptico quando você quiser variar um pouco sua atividade.

O jump  pode ser um ótimo aliado para trabalhos que envolvem o equilíbrio. Usei muito o equipamento nas aulas de pilates de solo, realizando exercícios sobre o jump que aumentavam o desafio da aula exigindo mais dos alunos.

E você usa o jump de alguma forma que eu não comentei aqui? Conte para a gente!