Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Aula de jump para iniciantes

São muitas as pessoas que querem começar a fazer aula de jump e não sabem como. Reunimos então algumas dicas de aula de jump para iniciantes que com certeza irão ajudar muita gente!

Um dos principais benefícios da aula da jump é que ela não faz bem só para o corpo, faz bem para alma! A aula de jump tem como característica principal a diversão, ela é lúdica e por isso atrai tanta gente! Pensando nos benefícios para o corpo é um bom trabalho cardiorespiratório e também muscular, pois exige bastante das pernas do praticante, outra característica importante é que a aula de jump melhora a circulação linfática, colaborando para a eliminação de líquidos.

aula de jump para iniciantes

Aula de jump para iniciantes

O primeiro passo, para o iniciante, é saber se está apto para participar da aula de jump. Pessoas que têm problemas na coluna, quadril ou nos joelhos, devem ter cautela. Quem está muito acima do peso também. Uma boa referência é a corrida. O jump gera um impacto semelhante ao da corrida no corpo, se você está liberado, pelo médico, para correr  estará também para praticar o jump.

Pessoas que têm alguma restrição cardiovascular para a prática de exercícios deve respeitar os mesmos parâmetros na aula de jump e sempre usar um monitor cardíaco.

Sabendo que você não tem nenhuma restrição para fazer aula de jump, minha primeira recomendação é: vá com calma! O jump é super empolgante, mas exige demais do corpo quando mal praticado pode causar dores e até lesões.

http://oferta.vc/1AMI

A maneira correta de usar o jump é empurrando a lona com o pé inteiro. Dois erros comuns na aula de jump para iniciantes é tentar pular e usar a ponta dos pés.

Lembre-se de posicionar a sua mini cama-elástica longe de paredes e colunas. Nas primeiras aulas é comum ter a sensação de que o espaço no jump é pequeno e desequilíbrios são bastantes comuns. Se precisar descer do equipamento faça sempre de costas e para trás.

Preste atenção nas dicas verbais do professor, tente pegar primeiro os movimentos das pernas, só depois de aprendê-los use os braços. Se ficar cansado, não desista, é absolutamente normal!!!! Continue fazendo a aula com pequenos saltitos, aos poucos, com o passar das aulas sua resistência vai melhorar.

Leve sempre uma garrafa com água (squeeze) para a sala e hidrate-se quando que achar necessário. Como a aula de jump favorece o retorno venoso é normal sentir vontade de fazer xixi no meio da aula, previna-se indo ao banheiro antes da aula começar. Mas atenção, meninas, se tiver dificuldade para conter a urina, não ache que isso é normal (porque não é!), interrompa a aula e assim que puder consulte um médico.

4 Comentários

  1. comecei a fazer aulas de jump e sempre que tomo água nos intervalos depois quando eu volto minha barriga mais proximo da bexiga começa a doer tanto qe mal consigo pisar no chão, e se eu não tomar água, consigo ir até o fim da aula.

    • Oi Tais,

      A hidratação é de extrema importância. Experimente dar pequenos goles na água no decorrer da aula ao invés de tomar um bocado dela no intervalo. Lembre-se também de ir ao banheiro antes do início da aula, o jump aumenta o retorno venoso e por consequência a vontade de urinar.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  2. Oii tenho problema de coracao mas meu medido pra mim fazer exercicios jump e bom,sera que posso fazer???

    • Oi Gislaine,

      Não entendi sua pergunta.
      De qualquer forma pessoas com problemas no coração só podem fazer exercício após liberação do médico e com as orientações sobre a frequência cardíaca máxima que pode atingir com segurança durante o exercício.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>