Pages Navigation Menu

Exercício, nutrição, saúde e qualidade de vida. Gestão de carreira e Academia.

Aula de Bike Indoor: tudo o que você precisa saber – parte I

aula.jpg

Tipo de aula: Predominantemente aeróbia

Duração: entre 45 ~60 min

Nomenclaturas utilizadas: Bile indoor, Bike class, RPM (aula pré-coreografada), Spinning (aula com metodologia específica)

Quem pode fazer?

Apesar de se tratar de uma das aulas mais intensas que uma academia pode oferecer se você não tem restrição médica para fazer exercícios e um joelho saudável, está liberado para participar dessa aula. No início terá dificuldade para acompanhar, uma vez que a aula requer um bom condicionamento físico, tanto cardio-respiratório quanto muscular. Minha dica é faça aula!!!!

Tente acompanhar o professor, se ficar cansado, sente diminua a carga da bike, pedale mais lento, mas não pare, não desista!!!! Aos poucos seu corpo vai se habituando, seu condicionamento melhora e quando perceber está fazendo a aula inteira. Esqueça essa história de querer melhorar sua condição física antes de enfrentar a sala de bike. É verdade que terá que melhorar mesmo…mas busque por isso na própria aula. Lembre-se dos mandamentos do treinamento…especificidade do exercício, é preciso fazer a própria atividade para melhorar nela mesma!

Regras:
A aula de Bike é uma das melhores aulas para melhorar o condicionamento cardi-respiratório e também para emagrecer…mas talvez seja a melhor aula para lesionar os joelhos se alguns cuidados não forem tomados.

  1. Regule sua bike para suas medidas, altura do banco, do guidom e distância entre eles, não seja preguiçoso!!!
  2. Não pedale sem carga;
  3. Mantenha os joelhos paralelos à bike enquanto pedala;
  4. Ao pedalar de pé mantenha o quadril projetado para trás.

bike.jpg

A - A altura do banco deve ser igual ao “ossinho do quadril”, a crista ilíaca.

B e C - A regulagem frente/trás do banco deve permitir que ao manter os pedais paralelos ao solo seu joelho fique alinhado com o tornozelo.

D - O guidom deve ser mais alto do que o banco. Essas são medidads de partida, nada garante a que a bike ficará perfeitamente regulada para você, é preciso sentar e verificar se está tudo Ok.

Acessórios
São indispensáveis para a aula:

  • Banco de gel ou bermuda acolchoada
  • Garrafa com água
  • Toalha de rosto
  • Uso de tênis ou sapatilha apropriada

68 Comentários

  1. gostaria de obter uma aula de spinning para fazer em minha residência, EM DVD em português. Bem como uma de abdominal.
    Pode me ajudar?
    Grato.
  2. Respondendo ao Alexandre…

    Oi Alexandre!

    No post do dia 11 de setembro de 2008, existe uma lista com 17 DVD´s para todos os tipos de aula, basta clicar no link para comprar!

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  3. Olá,

    Gostaria de saber se há algum problema em execução da aula de bike indoor em hambiente com climatização? E quais melhores soluções pra minimização do calor decorrente de um casa de sala com pouca entrada de ar.

    Att

    Sebastian

  4. Respondendo ao Sebastian…

    Oi Sebastian!

    Dou aula de bike em três locais diferentes, todos com ar condicionado, apenas em uma das salas é possível abrir a janela. O que posso dizer é que não é o ideal, respira-se um ar gelado e invariavelmente sujo, contudo a temperatura é agradável.
    Desconheço outra forma de manter a temperatura e ao mesmo tempo a qualidade do ar ótimas. O ideal é se informar com um engenheiro ou arquiteto, pois saberão dizer se existem outras opções e qual o custo benefício.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  5. Gostaria de saber mais sobre a modalidade força nas aulas de bike,é viável q só se trabalhe força nas aulas?
  6. Respondendo para a Luciane…

    Oi Luciane!

    Sim é viável trabalhar força nas aulas de bike. Corresponde às subidas, tudo depende do rpm, utilizado. Dê uma olhada na segunda parte sobre as aulas de bike e aguarde que virão mais dicas!

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  7. Eu curto muito o spinning. Faço 3x na semana na academia e já pratico há mais de 4 anos. Fora a musculação, que faço diariamente, somente o spinning e a corrida fazem a minha cabeça. É que gosto de malhar com resultados concretos e rápidos e nada melhor que o spinning para melhorar o condicionamento físico e respiratório. Os ajustes da bike são fundamentais para a melhor performance nas aulas. Ótimas dicas professora. Bjs.
  8. Respondendo para o Gato Guga…

    Que bom que tenha gostado das dicas!!! Além de melhorar a performance os ajustes diminuem as chances de causar lesões.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  9. quero saber se aula baki indor aumenta o volume das coxas?
  10. Respondendo para Giuliana…

    Oi Giuliana!

    Sim, aulas de bike indoor podem aumentar o volume das coxas, a medida que ficam fortalecidas, mas também podem diminuir, a medida que você emagrece.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  11. Tudo bem?
    Tenho 42 anos e iniciei a pratica de bike in door há 45 dias. Poderá ser aumentado o tamanho de minha coxa apesar de minha idade? Minha condição respiratória mudou bastante apesar do curto período em que estou praticando o exercício e me sinto muitíssimo bem!
  12. Respondendo para o Adilson…

    Oi Adilson!

    Sim, sua coxa pode ter aumentado em função das aulas de bike, principalmente se você não fazia exercícios antes. Que bom que está se sentindo bem com a atividade. Continue praticando!

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  13. Bom comecei hoje essa aula,gostaria de saber em quanto tempo perde-se peso,confesso que estou anciosa para ver os resultados! desde de ja agradeço sua resposta.
  14. Respondendo para a Val…

    Oi Val!

    O tempo para obter resultados é relativo. Depende muito de quantas vezes por semana fará aula, do seu empenho durante a mesma, da sua frequência cardíaca e também da sua alimentação. Em geral com três meses já é possível observar melhora.

    Um abraço

    Profª Esp. Denise Carceroni

  15. Achei muito legal as dicas de ajuste da bike para os praticantes, já que alguns alunos e até mesmo alguns professores não ligam para este ponto tão importante em uma boa aula.
  16. Olá

    Estou fazendo bike 2x na semana gostaria de saber se diminui celulite e se endurece bumbum, e mais ou menos quanto tempo eu percebo os resultados.Estou gostando muito ..mas é bem puxado!!

    Abs

  17. Respondendo para a Alice

    Oi Alice!

    As aulas de bike vão ajudar a amenizar a celulite a medida que você for emagrecendo e também por melhorar circulação, mas celulite não tem cura, hein?!
    Também irá ajuadr a endurecer o bumbum, mas de forma muito lenta, digamos que não é um exercício com essa vocação!
    Realmente é puxado, mas logo você se adapta! Eu também adoro!

    Um abraço

    Profa. Esp. Denise Carceroni

  18. olá Alice!!!
    começei a dar aulas de bike faz um mês, portanto sempre ouvir dizer que pedalar sem carga lesiona os joelhos, isso é verdade???
    Outro detalhe em relações a pegar no guidom no mex de agora estamos há 3 formas: racing, aero racing e power racing…são ultilizados depende de cada música, vejo que na minha academia há professores que não ultilizam as pegadas conforme o programa desenvolvido..se isso pode desenvolver algum problema p/ o aluno.
    ps: alongamento encima da bike..vc poderia me passar alguns porfavor.
    obrigada!!!
    prof. Luciene
    • Respondendo para a Profa. Luciene

      Oi Luciene!

      Sim, pedalar sem carga pode ocasionar lesões. Uma maneira pratica de observar se a carga está adequada para o giro é verificar se o aluno está “quicando”no banco, se estiver precisa colocar mais carga.
      Quanto às pegadas essa nomenclatura foi adotada pelo programa que vocês usam na academia. Existem três pegadas:

      1- No centro. Usada quando estamos sentados
      2- Nas laterais. Usada sentado ou em pé
      3- Na frente (parte mais alta). Usada em pé.

      Quanto aos professores usarem pegadas diferentes do proposto no programa, não vejo problema, desde que haja bom senso. Por exemplo, não dá para pedalar com segurança, sentado na pegada 3.

      Boas aulas!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  19. Ola!!
    Sempre que faco o exercicio tenho enjoo!!
    O que sera??
    • Respondendo para a Edineia

      Oi Edineia!

      É provável que tenha relação com o tipo de alimentação que você faz antes antes dos exercícios. Tanto para mais, quanto para menos!
      Procure comer algo leve, com baixo índice glicêmico, cerca de 20 ou 30 minutos antes de treinar e me conte o que aconteceu.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  20. Olá comecei a uma semana a fazer aula de Bike e estou adorando, gostaria de saber se eu fizer 3 x por semana, com uma dieta balanceada, consigo perder peso?
    Meu joelho ja tem um desgaste, ja fiz ressonancia e fisioterapia mas não sara nunca, só que depois da aula não sinto dor, posso fazer as aulas sem medo de lesionar mais ainda?
    Abraços e Obrigada!!
    • Respondendo para a Elisabeth

      Oi Elisabeth!

      Provavelmente irá perder peso. Quanto ao seu joelho, não dá para afirmar. A dor é uma boa referência. Não deixe de fazer também um trabalho de fortalecimento.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  21. a aula de bike é só pra quem quer emagrecer ? ou dá pra definir o corpo.. pois já sou magra .. .. abraçoo
    • Respondendo para a Natalia

      Oi Natalia,

      Aula de Bike também ajuda a melhorar o condicionamento cardiorespiratório. Para não perder peso nessa aula, busque ajuda de um nutricionista.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  22. Bom dia.

    Tem 51 kl e vou começar a fazer bike, queria saber se posso ganhar massa tb , sem emagrecer??
    Obrigada.

    • Respondendo para a Lia

      Oi Lia!

      Pode sim, mas precisa fazer musculação e manter uma alimentação adequada.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  23. Olá,Profª Denise, gostei muito desse site. Tirou várias dúvidas minhas. Eu já malho e faço esteira há um tempo, tenho boa preparação física (H 1,80m,82kg, %FAT reduzido). Gostaria de comprar uma bike indoor/spinning para fazer em casa, me recomendaram a da Lifezone, por ser mais barata e ter tudo das outras. Bom, nada conheço das bikes p spinning, qual me recomendaria? Quais são os principais critérios a se observar nessas bikes a comprar? Onde comprar pela internet? Prefiro qualidade e durabilidade ao preço. Se puder me manda um email. Muito obrigado!
    • Respondendo para o Victor

      Oi Victor!

      O maior problema das bike de spinning é a durabilidade, mas como o uso será doméstico, não há muito com o que se preocupar. Clique nesse link e dê uma olhada nessa, é bastante resistente e tem um bom custo benefício.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  24. Ola Profff..
    Vou iniciar a aula de Bike, minha intenção é praticar essa atividade seg a sexta, sendo assim essa atividade ajudará a definir a coxa?
    Grata!
    • Respondendo para a Gi

      Oi Gi!

      Ajudar, ajuda, mas não é a atividade ideal para isso. Combine com a musculação ou com aulas de localizada.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  25. oi profe denise, eu tbm como o vitor gostaria de saber sobre essa bike life zone se é boa ou nao?
    eu quero fazer spinning para aumentar o volume das minhas coxa, elas sao muito finas pq eu sou magro, nao quero perder mais peso só engrossar as coxa, teria algum exercicio especifico para isso?
    desde ja agradeço.
    • Respondendo para o Bosco

      A resposta que dei para o Victor, vale para você também. Clique aqui e veja algumas bikes.
      Para engrossar as coxas o melhor mesmo é a musculação.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  26. Oi Prof: Denise…adorei o site
    estou fazendo aulas de bike class e esteira todos os dias com o intuito de emagrecer…quero muito emagrecer seis quilos num periodo de dois meses ou antes, mudei minha alimentação e estou comendo nos horarios certos. Será que as aulas me dará esse resultado ou tenho q tomar algum estimulante para emagrecer?
    • Respondendo para a Márcia

      Oi Márcia!

      Se você estiver se alimentando corretamente e fazendo as aulas de bike dentro dos estímulos propostos pelo professor deve ter sucesso na sua empreitada.
      Esqueça os estimulantes!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  27. Professora Denise,comecei a fazer aula de bike spinning, porém estou com um pouco de medo, pois tenho duas hérnias de disco na coluna lombar, este tipo de esporte pode prejudicar ou pode me beneficiar? Como já estou fazendo Pilates há mais de 8 meses e continuo com dor, preciso achar algo que me faça bem e também emagrecer. Vc acha que escolhi o esporte certo?
    Desde já agradeço peça sua atenção.
    Um abraço
    • Respondendo para a Lia

      Oi Lia!

      Infelizmente pode prejudicar, principalmente porque você ainda está com dor. Com as hérnias sob controle e um bom trabalho de fortalecimento pode ser que não tenha problema, mas não dá para afirmar.
      Como trabalho aeróbio experimente fazer bicicleta horizontal.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  28. Prof. Denise!

    Agradeço a sua atenção, fico mais tranquila .

    Obrigada pela dica de fazer bicicleta horizontal.
    Um grande abraço

    Lia

  29. Boa tarde professora Denise!

    Sou formada em educação física e vou começar dar aula de spinning em uma academia no bairro onde moro, gostaria de saber se tenho que ter coliografia para cada musica ou se preciso mesmo e seguir o ritmo da musica variando os exercicios?

    Outra duvida é em relação as manobras que dão para ser feitas durante a aula, sera que teria como voce citar algumas para mim!?! tipo o “Jump” que seria ficar sentado e em pé durante a musica.

    Outra coisa teria como você me relacionar alguns nomes de musicas para a pratica do spinning ou algum cd que contenham mais musicas propria para essa modalidade.

    Desde já agradeço. Adorei seu site.

  30. Onde posso obter informações sobre aula de spinning com projeção.
    • Respondendo para o Valmir

      Oi Valmir!

      Vou pesquisar e assim que tiver alguma informação faço um post por aqui.

      Um abraço

      Profa. ESp. Denise Carceroni

  31. Bom dia Denise, gostaria de saber de quanto em quanto tempo tenho que renovar os repertorios das musicas das aulas?
    Posso utilizar um cd com mais ou menos 11 musicas em todas as aulas, e ir variando gradativamente? Ou você acha que fica muito monótono?
    Desde já agradeço sua compreensão!!!
    • Respondendo para a Thabata

      Oi Thabata!

      Geralmente nos cansamos mais rápido das músicas do que os alunos, mas um CD com 11 músicas é muito pouco. Se pensarmos que cada música tem cerca de 5min, você terá 55min o que dá para apenas uma aula, se for menos então, nem uma…
      Além disso cada tipo de aula pede um tipo de música, neste caso voc6e teria que ter no mínimo 4 CD’s.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  32. Oi! Comecei a praticar rpm de seg a sex, mas logo no inicio da aula meus pes (parte que fica no fixa pe) ficam dormentes durante toda a aula, só voltando ao normal qd termina.Pq isso acontece? é normal ou tem algo que posso fazer para evitar essa dormencia?
    • Respondendo para a Adriana

      Oi Adriana!

      Não é normal. A dormência indica um problema circulatório. Verifique o ajuste da sua bicleta, peça ajuda para o professor. Verifique se o firma-pé não está demasiadamente apertado.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  33. BOA TARDE, professora Denize, tenho filho de 12 anos, ele mede 1,49 e pesa 56 kg, será que ele pode fazer aulas de spinning? obrigada.
    • Respondendo para a Carla

      Oi Carla!

      Desde que consiga regular a bike, não há problema do ponto de vista fisiológico ou biomecânico. Apenas acho inadequado uma criança de 12 anos fazer esse tipo de aula, pois é direcionada para o público adulto.

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  34. olá, vou começar a fazer aula 3 vezes por semana, minha intenção é perder a barriguinha,endurecer o bumbum e aumentar as coxas será que com esse exercicio consigo esses resultados.
  35. ola sou atleta na modalidade mountain bike,minhas aulas sao todas com muita alegria e toco muito dence e psay,os alunos adoram minhas aulas quando aplico aula resistencia e condicionamento aplico meu ritimo sempre usando musicas agitadas porque nos ciclistas nao susamos musicas no ovido qdo estamos competindo mais eu gostaria de aprender mais com vces tem augumas aulas tematicas pra passar pra mim,tenho criado muitas muitas aulas q tem dado bons resultados mais e sempre bom aprender mais ok ,grto cicero canguru campeao brasileiro de mountain bike,,,,,,
    • Respondendo para o Cícero

      Oi Cícero!

      A música na aula de bike é 50%. Não adianta um bom professor e uma seleção musical ruim.
      Algumas aulas temáticas como sugestão:

      Anos 60, Anos 80, Rock, Infantil, Sertanejo/Country, Árabe, Celta, De um artista (Michael Jackson), Carnaval etc

      Boa aula!

      Um abraço

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  36. aula de bike e tudo de bom tenho um estilo de bike proprio power bike emotion onde trabalho desde condiçao cardiovascular como tambem espirito de liderança pois toco l2 musicas voltada pra competiçao com ritimo de deixar qualquer um com adrenalina quando subo na bike sempre falo assim pros alunos vista sua melhor roupa esqueça la fora e vamos passear venham comigo deixa que eu guio voces nesta estrada de emoçao e resistencia para determinar que quem manda sou eu entao peço pra começar com um pouco de carga pra poder dominar e tirar o estress para poder mostrar que quando se sobe na bike voce e unico e so voce e ela na estrada imaginaria guiado pelo professor com as melhores musicas que a tipo psy trance euro dance trance rock e musicas romanticas pra descanço pra deixar a endorfina sensaçao de bem estar aparecer la pela sexta musica o resto e so chamar pra dançar em cima da bike dominar ela descontar nela lutar por voce o momento e unico e voce tem que aproveitar boa sorte a todos que pratica bike indoor…
  37. A informação da altura do guidom está equivocada.

    A técnica de ciclismo de rua (que é a mesma pro ciclismo indoor) para um melhor desempenho, e uma melhor execução da cinética cíclica, nos diz que o guidom fica, ou na mesma altura, ou abaixo do selim.

    Um pouco acima da altura do banco, somente em últimos casos, em que haja problemas de coluna por parte do aluno, e a regulagem do guidom estiver incomodando nesse problema já existente.

    • Prof. Igor,

      A técnica do ciclismo indoor não é a mesma do ciclismo de rua. No ciclismo indoor nos apropriamos de algumas técnicas utilizadas no ciclismo de rua, outras são adaptadas. O principal motivo disso ocorrer é por trabalharmos com classes, geralmente, muito cheias e com pessoas com níveis de condicionamento físico muito diferentes, além de existirem características bem diferentes entre as duas “modalidades” (estabilização, FRS, resistência do ar etc)

      O guidom posicionado na mesma altura ou mais baixo do que o banco é extremamente desconfortável, principalmente para quem não está habituado a pedalar. Sem contar que gera uma sobrecarga excessiva e desnecessária na coluna uma vez que essa posição é justificada por oferecer uma menor resistência do ar que no caso do ciclismo indoor, obviamente, não existe.

      É uma temeridade levar para uma sala de aula onde geralmente não conhecemos as características individuais dos alunos e o objetivo é a promoção da saúde, técnicas destinadas a quem pratica um esporte e tê-las como regra, pois sem dúvida são exceção.

      Reveja seus conceitos de atividade física e esporte, seus alunos agradecem!

      Abraços

      Prof. Esp. Denise Carceroni

  38. olá, gostaria de saber se uma criança de 12 anos pode fazer bike indoor, estou em dúvida pois na minha academia alguns dizem que sim e outros que não. Obrigada
    • Oi Roberta,

      O maior problema nessa idade é a segurança em relação a acidentes e não necessariamente ao exercício, principalmente se a criança for baixinha.
      Eu não recomendo, mas do ponto de vista fisiológico não há problema.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  39. Olá professora, em que cidade você dá curso de bike indoor? estou querendo aprender um pouco dessa modalidade. sou prof de Educação Física também, e moro em Salvador – ba. abraçoes.
    • Oi Laize,

      Não ministro cursos de bike.
      Infelizmente conheço pouco da sua cidade, mas posso adiantar que ocorre anualmente ocorre a convenção da Fitness Brasil aí (este ano foi de 11 a 13 de outubro), e geralmente oferecem cursos de bike.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  40. Acabei de ler seu artigo. Muito claro! Adorei mesmo. Eu sou uma novata no mundo Fitness e tenho muitas dúvidas acerca das aulas de bike. hoje, meu professor disse que não posso apoiar o pé no pedal e que preciso pedalar de ponta de pé. Achei estranho e tenho muito medo desse método de ponta de pé causar uma hipertrofia na panturrilha. Agradeço se puder me esclarecer.
    Abraços
    Cláudia Hellena
    • Oi Cláudia,

      Talvez seu professor tenha se expressado mal. Não é exatamente ponta de pé, mas no primeiro terço dele, algumas pessoas apoiam o meio do pé e isso é errado, tanto do ponto de vista biomecânico, quanto da segurança.
      Fique tranquila, pois um dos músculos da panturrilha são os mais difíceis de hipertrofiar, ficarão no máximo um pouco mais fortes.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  41. oi comecei a fazer bike in dor e no dia seguinte me peso e aumento quase 1kg isso é normal?
  42. Olá Denise, comecei ontem a fazer aula de bike adorei a energia da aula mas fiquei extremamente cansada era sedentária e senti tontura durante a aula, fiquei com bumbum dolorido tambem rs..e pelo que li no seu artigo vi que indica uso de sapatilha é necessário isso mesmo? O não uso da sapatilha prejudica algo?
    • Oi Queylle,

      Se você está começando, dispense as sapatilhas, vá de tênis, não há prejuízo nenhum em usá-lo. Mais para frente se realmente curtir a atividade e quando estiver com um melhor condicionamento usar a sapatilha pode ajudar na performance.

      Não deixe de se alimentar cerca de 30, 40 minutos antes das aulas e mantenha-se hidratada, isso evita as tonturas! Quanto ao bumbum, é assim mesmo, depois de um tempo passa!!!

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

  43. Bom dia, começei a fazer bike indoor ontem e não consegui ficar em pé na bike é normal? minhas pernas não aguentavam , com o tempo isso passa?
    • Oi Julia,

      Com certeza passa. Isso acontece muito mais por falta de prática (de jeito) do que por falta de força.
      Experimente com a bike parada e comece pedalando lentamente.

      Abraços

      Profa. Esp. Denise Carceroni

      • Ok, bom saber que nao sou a unica a nao conseguir ficar em pé na primeira aula
        semana que vem vou fazer minha segunda aula, espero conseguir heheh, obrigada

Trackbacks/Pingbacks

  1. Fique INforma » Blog Archive » Aula de Bike Indoor: tudo o que você precisa saber - parte II - [...]  primeira parte você irá encontrar dicas de execução e para regular sua bike. Agora vamos entender melhor o [...]
  2. Fique INforma » Blog Archive » Aula de Bike Indoor: tudo o que você precisa saber - parte III - [...] Aula de Bike Indoor: tudo o que você precisa saber - parte I [...]
  3. Aula de Bike Indoor: 10 dicas para quem quer começar. | Fique Informa - [...] Sempre peça ajuda para regular a sua bike, até que aprenda a fazer sozinho. Essa é a garantia de …

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>