Pole Dance também é conhecida como “Dança no Poste”, embora seja associada ao âmbito de clubes noturnos e tenha como característica uma dança sensual, recentemente ganhou status de exercício e vem sendo usada para melhorar a força e a flexibilidade, o que na verdade é a forma que era usada na sua origem.

A modalidade Pole Dance existe há aproximadamente 250 anos e, ao longo dos séculos, se espalhou por vários países do mundo, da China ao Brasil. Os indianos são os principais adeptos da prática que é realizada por homens em um poste de madeira revestido com couro, ligada à prática do mallakhamb (homem de força), uma espécie de ioga.

Aqui, a modalidade ganhou a sala de aula da Bodytech, com algumas modificações para reforçar o condicionamento físico.

pole-dance-bodytech

Foto: Christian Parente

Aula de Pole Dance na Bodytech

Pole Super Dance é uma atividade que exige muita dedicação e resistência. O objetivo é trabalhar a musculatura do corpo todo, tonificando principalmente bíceps, abdômen, glúteos, pernas e região pélvica. A prática pode favorecer a melhoria estética, aumentando os níveis de força.

É necessária muita força, que é adquirida gradualmente até que o aluno consiga sustentar o próprio corpo com as mãos. A aula é composta por estímulos isométricos (técnica de fortalecimento muscular), giros, escaladas, inversões e passos de dança.

“Desenvolvi um método específico com o objetivo de oferecer uma aula em grupo com qualidade técnica, de maneira dinâmica e divertida, com movimentos coreografados e acrobacias fáceis que envolvem todos os músculos do corpo. É uma excelente opção para quem gosta de novos desafios”, afirma Kessie Bianco, criadora e precursora da modalidade no Brasil.

A atividade proporciona uma série de benefícios, como o aumento da flexibilidade e da consciência corporal, a melhoria da capacidade cardiorrespiratória.

“As vantagens para a saúde associadas aos resultados no condicionamento físico fizeram com que essa modalidade se popularizasse em todo o mundo. E é essa experiência única que buscamos trazer para os alunos. Ao executar os movimentos clássicos do Pole Super Dance, evidências científicas sugerem que uma mulher de 60 kilos, gasta aproximadamente 350 calorias em uma hora de treino”, explica Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech.

A modalidade está disponível na Unidade Eldorado em São Paulo.