Na virada do mês de agosto para setembro estive na 18ª IHRSA Fitness Brasil e rodei bastante no evento. O que encontrei foi uma feira bem menor, enxuta, mas com muitas oportunidades.

Os destaques ficaram para os equipamentos com foco em nichos de mercado e também equipamentos gamificados. Encontrei algumas novidades, alguns equipamento que já tinha sido lançados, mas foram apresentados pela primeira vez na feira.

Outro ponto alto e que não poderia deixar de citar foram as empresas focadas em soluções de todos os tipos para as academias, de franquias, a softwares de gestão. Metodologias, marketing digital, rádio academia, escritório de arquitetura, RH, escritório de advocacia, dentre outros serviços.

IHRSA Fitness Brasil

Boas oportunidade na 18ª IHRSA Fitness Brasil

A IHRSA Fitness Brasil é uma excelente oportunidade de conhecer novidades e fazer bons negócios. Geralmente, os expositores oferecem preços e condições especiais. Além disso é possível experimentar e comparar diversas marcas e modelos de equipamentos no mesmo lugar.

Na onda das academias boutique e microgyms

Enquanto nos anos anteriores os equipamentos de musculação e cardiovasculares dominavam o espaço este ano encontrei muitas marcas apostando em equipamentos para outras atividades. Principalmente o treinamento funcional e o crossfit. Esse primeiro com uma imensa variedade e formatos para esse tipo de atividade.

Isso vai ao encontro da tendência de academia de nicho, conhecidas como academia boutique ou microgyms.

Além do Core 360 da Movement e do Circuito de Treinamento Integrado (Cable Training) da Keiser, que já tinha visto em outras ocasiões chamou atenção o Studio Integrado da Mormaii, que une várias atividades com equipamentos inovadores. Para falar a verdade fique com vontade de ter um V12 só pra chamar de meu!

IHRSA Fitness Brasil Mormaii V12

Gamificação também na IHRSA Fitness Brasil

Conheça Guia de Fornecedores de Fitness do Brasil que reúne as principais empresas e serviços para aqueles que pretendem montar uma academia ou buscam por novos fornecedores.

A gamificação começa a se tornar realidade em alguns equipamentos e sistemas, principalmente por conta dos avanços tecnológicos.

O Reaxing, programa italiano,  que ganhou dois prêmios de inovação consecutivos na FIBO (maior feira de Fitness da Europa que acontece na Alemanha), realmente impressionou. Além de inovador reúne as duas principais características que se destacaram no evento: nicho + gamificação.

IHRSA Fitness Brasil Reaxing BRW Sports Group

A aula de bike indoor da Cycling tem um painel no qual é possível acompanhar o desempenho de cada usuário, estimular disputas entre os praticantes e consigo mesmo. Semelhante ao que encontrei na Life Fitness Experience com a marca ICG.

Se você é proprietário ou gestor de academia e nunca participou da IHRSA Fitness Brasil, precisa se organizar para visitar pelo menos a feira, no ano que vem. Isso porque além da feira, com diversos expositores, existem cursos, e palestras sobre temas que ajudam a melhorar a gestão do seu negócio.

Ela acontece sempre na mesma época do ano, final de agosto início de setembro. Informe-se no site da Fitness Brasil.