Se  quer  treinar musculação e ainda está na dúvida aqui vão algumas dicas que podem ajudar você a começar. A musculação é a base para qualquer outra atividade física, é uma atividade quase completa e muito segura. Pode ser feita por homens ou mulheres, de qualquer idade.

1- Exame médico

Antes de iniciar a atividade passe por um médico que possa atestar a sua condição física para iniciar seus treinos. Se houver algum problema, o médico não irá impedi-lo de fazer exercícios, mas orientá-lo como deve proceder para não se prejudicar.

2- Peça orientação para um Profissional de Educação Física

Mesmo que você tenha aquele amigo que treina há muito tempo, ou assina aquela revista super boa sobre esportes ou ainda leu todos os posts do Fique INforma, peça para um Profissional montar seu treino e acompanhá-lo, pelo menos no início. Montar um treino é muito mais complicado do que você imagina e executar movimentos errados pode levar a lesões sérias.

3- Atenção ao escolher a academia

Sua academia não precisa ser cara, mas deve oferecer uma infra-estrutura com o mínimo de segurança para você treinar. A maioria dos acidentes nas academias ocorrem na sala de musculação por má manutenção ou falta de atenção dos alunos. Fuja das academias com equipamentos enferrujados, com estofados rasgados e equipamentos que aparentam má manutenção. Não é porque você paga pouco que vai treinar em um lugar que não oferece condições mínimas de uso.

4- Comece aos poucos

Mesmo que você pretenda frequentar a academia diariamente, comece aos poucos. Vá 2x ou 3x na semana nas duas primeiras semanas e faça duas séries de cada exercício. Isso evita que você fique dolorido e desista de treinar!

5- Esqueça os suplementos

Não é o suplemento que você vai tomar que vai dar resultado e sim a sua dedicação. Não tenha pressa, treine com afinco e alimente-se bem. Na dúvida procure um nutricionista.

6- Alterne os exercícios

Para quem está começando o ideal é usar a estratégia alternado por segmento. Faz um exercício para braço e depois outro para perna. Você consegue se recuperar melhor e o treino fica mais divertido.

7- Treino bom não é treino longo

O treino não precisa ser longo para ser bom. Dá para realizar um bom treino em 30min ou 40 min. Converse com seu professor.

8- Sentir dor não é bom sinal

Dor é sinal que algo não vai bem. Sentir um leve incômodo muscular localizado um ou dois dias depois de treinar é relativamente normal, conhecida como dor muscular tardia (dor do dia seguinte) e ocorre pelos estímulos que foram dados ao músculo. Se essa dor beirar o insuportável, algo deu errado, provavelmente você exagerou na dose. Descanse e tome cuidado da próxima vez. Se a dor durar mais do que três dias, procure um médico.

9- Troque exercício que causam desconforto

Se algum dos exercício for desconfortável, peça para trocar por outro que trabalhe o mesmo grupo muscular. Sua atividade deve causar prazer!

10- Não fique mais do que 12 seções com o mesmo treino

A mudança do treino é importante tanto pela mudança de estímulo para os músculos quanto para sua motivação. Nada pior do que fazer sempre o mesmo treino.